BLOG

Curta “Tripa” é inspirado em conto publicado pela Casa 1

O audiovisual TRIPA, de Márcie Vieira, subverte cerimônias normativas, protagonizando a vivência travesti, utilizando como base o texto de mesmo nome, de autoria da artista, publicado no livro “ESCREVIVÊNCIAS – CUSturas Poéticas“, da Coleção Traviarcado, na Editora Monstra Casa1 – SP.

Entre pixels que revelam a precariedade, velas que anunciam a passagem e luz de led em forma de tripa, a obra fabula sobre o fim, usando de referência obras de Isadora Ravena e Dodi Leal. TRIPA é um chá de revelação travesti, que ao estourar o balão para descobrir o gênero, entorpece a todos, todas e todes.

A produção está participando do Festival Internacional de Cinema e Cultura de Quebrada PERIFERICU. Márcie participou com o conto que inspirou o curta na publicação “Escrevivências – CUSturas poéticas”, publicação feita pela Editora Monstra na Semana de Visibilidade Trans da Casa 1 do ano passado. O livro já está disponível online aqui. Também é possível adquirir um exemplar no Galpão da Casa 1.

Esse e outros curtas do Festival PERIFERICU estão na plataforma todesplay até o dia 13 de fevereiro.

Direção: Márcie Vieira
Local de produção: Rio Grande do Sul
Gênero: Experimental

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Casa 1 realiza VII Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não B...

O que rolou de graça na Casa 1 em fevereiro

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

O que rolou de graça na Casa 1 em janeiro

Os quadrinhos de Alison Bechdel

Casa 1 celebra 7 anos de existência e impacto social no Bixiga 

Com curadoria de Mel, Casa 1 realiza VII Semana de Visibilidade Tra...

Aprovada no PROMAC, Casa 1 busca captar recursos para manutenção an...

O que rolou de graça na Casa 1 em dezembro

Casa 1 realiza formatura de últimas turmas profissionalizantes de 2023