BLOG

Exposição em Curitiba celebra a identidade transmasculina

Com sensibilidade e poesia visual, o artista mineiro ciber_org traça um mapa de existências transmasculinas na exposição “Miragem”. Em preto e branco, suas lentes capturam nuances e resistências, convidando o público a refletir sobre identidade e corporeidade. A mostra fica em cartaz até 6 de novembro, no Espaço Vitrine do Museu Paranaense (MUPA), em Curitiba (PR).

Apresentando treze retratos de homens trans, pessoas não binárias e outras identidades transmasculinas, “Miragem” exibe torsos nus marcados por cicatrizes, binders (peça de vestuário que remodela o contorno dos seios) e transformações hormonais. As imagens, capturadas sobre um fundo liso em paleta acromática, devolvem o olhar ao público, provocando uma reflexão sobre masculinidades plurais e resistência.

A série vai além dos registros, constituindo-se como uma política de atualização de acervos. Parte fundamental do projeto é a doação de um retrato ao museu que o exibe, muitas vezes inserindo a primeira obra de um artista trans no acervo. Dessa forma, a iniciativa não só documenta, mas também transforma as estruturas que definem o patrimônio artístico e cultural.

“A relevância desse trabalho está na capacidade de construir novas masculinidades. Muitas vezes, achamos que o que vemos é a realidade, mas esquecemos que nosso olhar é moldado social e culturalmente. Miragem amplia nossa perspectiva, mostrando que há múltiplas formas de ser, que merecem ser vistas e respeitadas. Podemos ser quem quisermos”, diz o artista.

Sobre o artista

ciber_org é um artista transmasculino e multimídia, nascido em Nova Lima (MG) em 1994, cuja prática artística explora as complexidades da identidade no século XXI, dissolvendo fronteiras entre o real e o virtual, o humano e o tecnológico. Com formação em Artes Visuais pela UFMG e atualmente mestrando em Processos Artísticos Contemporâneos na UDESC, sua trajetória combina vivências pessoais como corpo dissidente de gênero com sua experiência anterior como programador e engenheiro de dados.

Realização

A exposição integra o V Edital de Ocupação do Espaço Vitrine, programa que amplia o diálogo do Museu Paranaense (MUPA) – tradicionalmente focado em história e antropologia – com as artes visuais contemporâneas. O local, uma vitrine transparente entre os prédios do museu, simboliza a proposta de “Boca de Arquivo”, tema desta edição, que questiona quais corpos e narrativas são preservados (ou apagados) pela cultura.

Serviço

Exposição: Miragem, de ciber_org
Local: Museu Paranaense (Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba)
Visitação: Até 6 de novembro, com entrada gratuita
Indicação etária: 14 anos

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

“Carvão”, novo espetáculo da Cia. Sansacroma, estreia n...

Casa 1 organiza pintura de rua em celebração ao Dia do Orgulho

4ª edição do Festival Vórtice reúne obras que abordam sexualidade e...

Museu Afro Brasil recebe Tiganá Santana e promove 7ª Feira de Artes...

II Mostra Transmissão Contágio leva ao palco experimentos cênicos s...

Festival Vórtice abre inscrições para artistas que trabalham com Se...

Matheusa Moreira inaugura residência para produção e pensamento da ...

Elisa Riemer traz pela primeira vez a São Paulo sua mostra solo Ana...

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBT...

Memorial da Resistência promove programação especial de encerrament...

Casa 1 prepara pintura icônica para Jogos Olímpicos de Paris celebr...

Museu da Diversidade Sexual será reaberto em São Paulo