Estreia em 19 de agosto a 16ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema. O evento —  já tradicional no calendário cultural de São Paulo —  ocorre virtualmente neste ano. Os filme serão transmitidos pelo site oficial da mostra e pela plataforma Sesc Digital. Haverá também painéis, reunindo diretores e especialistas para debater as produções.

A Mostra Mundo Árabe de Cinema é uma realização do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe), com correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Casa Árabe. Com curadoria de Arthur Jafet, o evento traz neste ano sete filmes inéditos no Brasil. Veja abaixo:

*

Caos / Áustria, Síria, Líbano, Qatar / 2018

Aclamado documentário de Sarah Fattahi sobre três mulheres sírias deslocadas devido à cruenta guerra civil que assola o país desde 2011

Chave de Fenda / Palestina, Qatar e EUA / 2018

Thriller psicológico de Bassam Jarbawi sobre a reintegração de palestinos à sociedade após suas detenções em prisões israelenses.

Os Espantalhos / Tunísia, Marrocos e Luxemburgo / 2019

Mais uma produção sobre a reabilitação social de prisioneiros. Neste caso, Nouri Bouzid conta a história de mulheres detidas na Tunísia.

Nós somos de lá / Líbano, França / 2020

Documentário de Wissam Tanios sobre dois irmãos fugindo da guerra na Síria. Vão para Alemanha e a Suécia, onde eles recomeçam do zero.

Bagdá Vive em Mim / Suíça, Alemanha, Reino Unido / 2019

Longa de ficção de Samir Jamaleddine sobre a integração de migrantes iraquianos em Londres e o seu contato com os valores sociais locais.

A 200 Metros / Palestina, Jordânia, Qatar, Suécia, Itália / 2020

Filme de Ameen Nayfeh sobre a luta de um pai desesperado para cruzar o muro que divide a Cisjordânia e Israel: apenas 200 metros.

In Memoriam / Brasil, Argentina, Síria / 2021

Curta de Otávio Cury de tom autobiográfico sobre a busca de um descendente de sírios por suas raízes na terra dos antepassados.

WASHINGTON, EUA

Foto de capa: Cena de “A 200 Metros”, do diretor palestino Ameen Nayfeh. Crédito Reprodução

Compartilhe:

Por Folha Press

A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha e comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos a partir do conteúdo editorial do jornal Folha de S.Paulo, do jornal Agora e de parceiros em todos os Estados do país. O serviço da Folha Press foi contratado pela Casa 1 em março de 2021 para estimular o acesso à informação de qualidade, com responsabilidade ética e jornalística e é publicado junto de conteúdos produzidos pela equipe de comunicação e outra agências de notícia independentes, igualmente qualificadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *