BLOG

Mostra de cinema árabe traz sete filmes inéditos para o Brasil

Estreia em 19 de agosto a 16ª edição da Mostra Mundo Árabe de Cinema. O evento —  já tradicional no calendário cultural de São Paulo —  ocorre virtualmente neste ano. Os filme serão transmitidos pelo site oficial da mostra e pela plataforma Sesc Digital. Haverá também painéis, reunindo diretores e especialistas para debater as produções.

A Mostra Mundo Árabe de Cinema é uma realização do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe), com correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Casa Árabe. Com curadoria de Arthur Jafet, o evento traz neste ano sete filmes inéditos no Brasil. Veja abaixo:

*

Caos / Áustria, Síria, Líbano, Qatar / 2018

Aclamado documentário de Sarah Fattahi sobre três mulheres sírias deslocadas devido à cruenta guerra civil que assola o país desde 2011

Chave de Fenda / Palestina, Qatar e EUA / 2018

Thriller psicológico de Bassam Jarbawi sobre a reintegração de palestinos à sociedade após suas detenções em prisões israelenses.

Os Espantalhos / Tunísia, Marrocos e Luxemburgo / 2019

Mais uma produção sobre a reabilitação social de prisioneiros. Neste caso, Nouri Bouzid conta a história de mulheres detidas na Tunísia.

Nós somos de lá / Líbano, França / 2020

Documentário de Wissam Tanios sobre dois irmãos fugindo da guerra na Síria. Vão para Alemanha e a Suécia, onde eles recomeçam do zero.

Bagdá Vive em Mim / Suíça, Alemanha, Reino Unido / 2019

Longa de ficção de Samir Jamaleddine sobre a integração de migrantes iraquianos em Londres e o seu contato com os valores sociais locais.

A 200 Metros / Palestina, Jordânia, Qatar, Suécia, Itália / 2020

Filme de Ameen Nayfeh sobre a luta de um pai desesperado para cruzar o muro que divide a Cisjordânia e Israel: apenas 200 metros.

In Memoriam / Brasil, Argentina, Síria / 2021

Curta de Otávio Cury de tom autobiográfico sobre a busca de um descendente de sírios por suas raízes na terra dos antepassados.

WASHINGTON, EUA

Foto de capa: Cena de “A 200 Metros”, do diretor palestino Ameen Nayfeh. Crédito Reprodução

A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha e comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos a partir do conteúdo editorial do jornal Folha de S.Paulo, do jornal Agora e de parceiros em todos os Estados do país. O serviço da Folha Press foi contratado pela Casa 1 em março de 2021 para estimular o acesso à informação de qualidade, com responsabilidade ética e jornalística e é publicado junto de conteúdos produzidos pela equipe de comunicação e outra agências de notícia independentes, igualmente qualificadas.

Notícias Relacionadas

Premiado filme espanhol, “20.000 espécies de abelha” se...

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

16 filmes e séries com personagens sapatão para ver em casa

Cinema gratuito e ao ar livre apresenta “Cartas para Além dos...

Museu da Língua Portuguesa exibe curtas-metragens do 31º Festival M...

Festival Transforma de cinema anuncia programação

Mais de 20 filmes com temática LGBTQIA+ concorrem ao Prêmio Félix, ...

“Não é a primeira vez que lutamos pelo nosso amor” estr...

Festival Transforma: principal vitrine de cinema LGBTQIAPN+ abre in...

TodesPlay realiza 7ª edição da Mostra de Curtas CineQueer: saiba co...

Virada Cultural: 20 programações LGBTQIAP+ imperdíveis

Pajubá Lab busca projetos com narrativas LGBTQIAP+: evento gratuito...