Pessoas LGBTQIAP+ são atravessadas por algo chamado Estresse de Minorias. Esse estresse acontece porque, em uma sociedade preconceituosa, estamos o tempo todo em alerta, com medo de sofrer alguma violência. Ele causa sérios danos à nossa saúde mental e é construído através de nossas vidas nos mais diversos lugares que estamos: na escola ou faculdade, no trabalho, na rua e até em casa.
Pensando nisso, a ONG ARCO, em Jaboatão dos Guararapes, PE, está planejando a comemoração da retomada e reconstrução da democracia, após a passagem de um governo precário nos últimos quatro anos para a população LGBTQIAP+ que já estava sob discurso de ódio e ainda teve que passar pela adição da falta de assistência à saúde básica, especificamente a sanitária no contexto da pandemia da COVID-19, criando um acúmulo de gatilhos que desgastam a saúde física e mental. Por isso, é fundamental promover um espaço seguro, para que lideranças LGBTQIAP+ possam se ver e ouvir; e mutuamente construir novas memórias Natalinas, estimular a articulação da rede e renovar as esperanças em coletiva, manifestando a diversidade de pensamentos e expectativas de melhora para o futuro.
Justamente para projetar essas ideias que já existem e tentar aproveitá-las na busca pela solução para problemas persistentes e produzir colaboração em projetos que estão por vir, é que a realização desse encontro deve produzir também planos para futuras ações, através desse espaço de cuidado, network e aliança.
Saiba mais sobre a campanha aqui.
Sobre a Arco
Somos uma instituição localizada na região central de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife – PE, Brasil . Nos estruturamos através de projetos em diversos eixos de atuação que acontecem de forma sazonal e a partir do financiamento coletivo da sociedade civil, além de articulações com instituições públicas e privadas. Atuamos para promover e garantir os direitos humanos de toda população, em especial da comunidade LGBTQIAP+. Contribuindo dessa forma para a diminuição do preconceito e discriminação, além de levar educação e informação sobre diversidade para a população como um todo.