BLOG

Natal de Todas as Cores: ONG ARCO prepara ceia de Natal para 50 pessoas LGBTQIAP+

Pessoas LGBTQIAP+ são atravessadas por algo chamado Estresse de Minorias. Esse estresse acontece porque, em uma sociedade preconceituosa, estamos o tempo todo em alerta, com medo de sofrer alguma violência. Ele causa sérios danos à nossa saúde mental e é construído através de nossas vidas nos mais diversos lugares que estamos: na escola ou faculdade, no trabalho, na rua e até em casa.

Pensando nisso, a ONG ARCO, em Jaboatão dos Guararapes, PE, está planejando a comemoração da retomada e reconstrução da democracia, após a passagem de um governo precário nos últimos quatro anos para a população LGBTQIAP+ que já estava sob discurso de ódio e ainda teve que passar pela adição da falta de assistência à saúde básica, especificamente a sanitária no contexto da pandemia da COVID-19, criando um acúmulo de gatilhos que desgastam a saúde física e mental. Por isso, é fundamental promover um espaço seguro, para que lideranças LGBTQIAP+ possam se ver e ouvir; e mutuamente construir novas memórias Natalinas, estimular a articulação da rede e renovar as esperanças em coletiva, manifestando a diversidade de pensamentos e expectativas de melhora para o futuro.

Justamente para projetar essas ideias que já existem e tentar aproveitá-las na busca pela solução para problemas persistentes e produzir colaboração em projetos que estão por vir, é que a realização desse encontro deve produzir também planos para futuras ações, através desse espaço de cuidado, network e aliança.

Saiba mais sobre a campanha aqui.

Sobre a Arco

Somos uma instituição localizada na região central de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife – PE, Brasil . Nos estruturamos através de projetos em diversos eixos de atuação que acontecem de forma sazonal e a partir do financiamento coletivo da sociedade civil, além de articulações com instituições públicas e privadas. Atuamos para promover e garantir os direitos humanos de toda população, em especial da comunidade LGBTQIAP+. Contribuindo dessa forma para a diminuição do preconceito e discriminação, além de levar educação e informação sobre diversidade para a população como um todo.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Nathalia Bellar lança faixa “Deixa eu Colar” evidencian...

Damas produções faz nova temporada de Senhora X, Senhorita Y em São...

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

Marco Antonio Fera lança clipe sobre as possibilidades de relações ...

Conhecendo mais sobre o movimento e os direitos LGBTI+em 3 livros

Espetáculo de dança e performance ROXA explora identidade de gênero...

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBT...

TRUPE EM TRÂNSITO estréia na zona leste o espetáculo de rua gratuit...

Projeto “Lentes Coloridas” pesquisa perfil de profissionais LGBTQIA...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

HQ Ciranda da Solidão é republicada e ganha edição especial