O dia 29 de janeiro marca o Dia da Visibilidade Trans. A escolha da data se deu 2004, quando, pela primeira vez, pessoas travestis e transgênero estiveram no Congresso Nacional para pressionar os parlamentares e exigir visibilidade para as demandas sociais da comunidade.
Em 2021, a Casa 1 realiza a Semana da Visibilidade Trans pelo quarto ano consecutivo, com uma programação composta exclusivamente por pessoas trans. A programação inclui transmissão online da peça “Wonder – vem pra barra pesada”, com a atriz Wallie Ruy e os pocket shows de Danna Lisboa e Alice Guél, tudo ao vivo direto do Teatro Oficina; além do lançamento da coleção literária “Traviarcado” e oficina de escrita com o dramaturgo e ator Daniel Veiga.
Todas as atividades são gratuitas.
Para fugir da realidade dos eventos que costumam ganhar destaque nessa data, cujo foco é falar sobre como é ser trans, a Casa 1 busca evidenciar as vivências e os trabalhos protagonizados por pessoas trans. A ideia é exaltar a pluralidade de artistas e profissionais trans e fugir dos estereótipos.
Neste ano a curadoria ficou por conta da atriz Renata Carvalho, que explica as escolhas da programação: “Queremos com essa edição fazer uma ode ao Traviarcado, celebrando nossa transcestralidade, pluralidade e diversidade do ser trans/travesti, reafirmando nosso senso de coletivo e comunidade”.

[…] Devido ao contexto da pandemia, a celebração será totalmente online. Para outras informações do evento, você pode acessar o site da Casa 1. […]