A Língua Brasileira de Sinais, conhecida popularmente como Libras, é usada por milhões de brasileiros, sejam eles surdos ou ouvintes. Apesar de termos milhões de pessoas que se comunicam através da Libras no Brasil, apenas em 2005 com a Lei nº 10.436 ela foi reconhecida como uma língua oficial.

Quando divulgamos o Curso de Libras nas nossas redes sociais, não imaginamos que teria uma repercussão tão grande e ficamos muito felizes com essa procura. Aproveitando esse interesse pelo assunto, listamos alguns influencers e produções que falam sobre a comunidade surda para entender melhor sobre suas demandas, seus direitos, suas dificuldades, suas conquistas e seu cotidiano em um mundo que prioriza pessoas ouvintes.

  1. Leonardo Castilho

Influencer e produtor de conteúdo. Acesse aqui seu Instagram.

2. Kitana Dreams

Drag queen, surda, maquiadora, influencer e também youtuber.

3. Léo Viturinno

Criador de conteúdo e youtuber. Acesse o Instagram.

4. Rita D’Libra

Drag queen, intérprete e professora queridinha nas aulas da série “Entre Libras e Pincéis”. Acesse seu Instagram.

5. Victória Carioni

Mulher trans e influencer.

6. Ana Cuentro

Advogada da acessibilidade e criadora de conteúdo. Acesse o Instagram.

7. Jorge Rodrigues

Ativista de pessoas com deficiência e analista de redes sociais. Acesse o Instagram.

8. “Deaf u” (2020)

Um reality show norte americano que acompanha a rotina de  estudantes surdos na Universidade de Gallaudet, pensada para educação de surdos e deficientes auditivos. Disponível na Netflix

9. “O Som do Silêncio” (2020)

Indicado em seis categorias no Oscar 2021, “O Som do Silêncio” retrata a vida de um jovem baterista que descobre que está perdendo a audição. O filme fez sucesso e foi bem recebido, especialmente por não falar sobre superação e aceitação, mas por falar sobre adaptação à nova realidade. Disponível para no streaming do Youtube e na Amazon Prime.

10. “Crisálida” (2019)

A série é a primeira produção não ficção brasileira bilíngue (Libras e Português) e conta a história de quatro jovens tentando se adaptar a um mundo feito para ouvintes. A série fala como o contato com a Língua de Sinais pode ser um agente transformador na vida de pessoas com deficiência auditiva. Disponível na Netflix.

Compartilhe:

Por Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *