BLOG

Brenda Lee e seu Palácio de Princesas são tema de peça em SP

Por Valentina Salvestrini, voluntária de Comunicação da Casa 1

O coletivo de teatro Núcleo Experimental traz a montagem do musical “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”, musical original de Fernanda Maia e Rafa Miranda. O espetáculo conta a história real de Brenda Lee, nome de guerra da travesti Caetana, que durante os anos 80 e 90 abrigou em sua casa, em São Paulo, no Bairro do Bexiga, travestis portadoras do HIV.

Caetana, nascida em Bodocó (PE) em 1948, mudou-se para São Paulo aos 14 anos. Trabalhou até os 36 anos com a prostituição até decidir mudar de ramo e abrir uma pensão no bairro do Bixiga. Ali na pensão, ela passou a acolher travestis que encontravam dificuldades em alugar um espaço para morar, diferente de outras pessoas do bairro, e se tornou um símbolo de acolhimento para suas irmãs. 

O edifício, na Rua Major Diogo no Bairro do Bixiga, foi construído entre os anos 50 e 70, e expandiu-se até os anos 80, resultando em três andares de acomodações.

Principalmente durante o surto do HIV durante os anos 80 e 90, quando a comunidade travesti e LGBT, como eram determinados na época, sofriam pelo estigma e preconceito de uma doença de que pouco se tinha conhecimento até então. O Palácio das Princesas, como a pensão passou a ser conhecida no final da década de 80, resistiu como um espaço de acolhimento e tratamento para a população travesti na sociedade paulistana. Junto com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, o espaço se tornou a Casa de Apoio Brenda Lee, centro oficial de tratamento contra o vírus, e operou durante muitas décadas na capital da cidade.

A história do musical acompanha o nascimento de Brenda Lee, como Caetana, o desenvolvimento de sua história até seu derradeiro assassinato. O elenco conta com nomes como Verónica Valenttino, Olivia Lopes, Marina Mathey, Tyller Antunes, Ambrosia, Leona Jhovs e Fabio Redkowicz.

A peça teve sua temporada estendida até 10/07 e os ingressos são vendidos através do Sympla. As sessões acontecem no Teatro do Núcleo Experimental, na Rua Barra Funda, 637. 

Boa dica: os ingressos são distribuídos uma hora antes de todas as sessões 30 ingressos gratuitos para o espetáculo. Eles são entregues por ordem de chegada, então vale ficar atento!

Serviço

O que: “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”
Quando: Até 10/7
Onde: Teatro do Núcleo Experimental, Rua Barra Funda, 637

Ficha técnica da peça:

Dramaturgia e letras: Fernanda Maia
Direção e figurinos: Zé Henrique de Paula
Direção musical, música original e preparação vocal: Rafa Miranda
Preparação de atores: Inês Aranha
Coreografia: Gabriel Malo
Assistente de direção: Rodrigo Caetano
Iluminação: Fran Barros
Cenografia: Bruno Anselmo
Visagismo (cabelos e maquiagem): Diego D’urso
Assistente de figurino: Gustavo Zanela
Coordenação de produção: Marisa Medeiros
Produção executiva: Laura Sciulli

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas