BLOG

Musical sobre ativista Herbert Daniel estreia em São Paulo no Núcleo Experimental

Sob as luzes do palco do Núcleo Experimental, emerge “Codinome Daniel”, um espetáculo que entrelaça arte e ativismo, estreando em 12 de janeiro de 2024. No bairro Barra Funda, em São Paulo, o musical se estenderá até 4 de março, com apresentações às segundas, sextas e sábados, às 21h; e aos domingos, às 19h.

“Codinome Daniel”, concebido por Zé Henrique de Paula (dramaturgia, direção e letras) e Fernanda Maia (música), reverencia a trajetória de Herbert Daniel (1946-1992), um jornalista e ativista LGBTQIA+ cuja luta pelos direitos das pessoas vivendo com HIV foi notória. O elenco é estrelado por nomes como Davi Tápias, Luciana Ramanzini, Fabiano Augusto, André Loddi, Lola Fanucchi, Cleomácio Inácio, Renato Caetano e Paulo Viel.

Pretendemos levar ao público a vida e a obra, ainda muito desconhecida, do jornalista e escritor Herbert Daniel, um revolucionário gay que desafiou tanto a ditadura de direita quanto os setores da esquerda que reproduziam a homofobia e a heteronormatividade”. Acreditamos que o teatro – uma das primeiras paixões de Herbert Daniel em sua juventude (ele foi também dramaturgo) – pode ser uma ferramenta poderosa no sentido de reacender uma luz sobre essa figura menosprezada da história do movimento LGBTQIAPN+ no Brasil recente. Afinal, sendo a memória uma construção social, a peça ajuda a colaborar para que minorias possam entrar em contato com o inventário da luta pela democracia, diversidade e justiça social”, acrescenta o diretor.

Em meio à opressão da ditadura e do preconceito, Herbert Daniel, que também se exilou em Portugal e na França, onde recebeu o diagnóstico de HIV, emerge como uma figura de resistência e inspiração. Ele cofundou o grupo Pela VIDDA e o Partido Verde, contribuindo significativamente para os direitos da comunidade LGBTQIA+ e outros grupos marginalizados.

A peça se une aos espetáculos “Lembro todo dia de você” e “Brenda Lee e o palácio das princesas” para formar a “Trilogia Para a Vida”, explorando a temática do HIV no Brasil.

Herbert Daniel, nascido Herbert Eustáquio de Carvalho, é lembrado não apenas por sua luta contra a ditadura, mas também por sua coragem em abraçar sua identidade gay em um contexto desafiador. Sua vida é um testemunho da luta contínua por direitos humanos e liberdade.

A biografia “Revolucionário e Gay: a extraordinária vida de Herbert Daniel”, escrita pelo historiador James Green, é a principal inspiração para a narrativa do espetáculo.

Serviço: “Codinome Daniel”

Onde: Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, Barra Funda – São Paulo, SP
Quando:12 de janeiro a 4 de março de 2024 (sextas, sábados e segundas, às 21h, e domingos, às 19h)
Quanto: R$40 (inteira) e R$20 (meia), disponíveis no Sympla

Classificação: 12 anos
Duração: 120 minutos
Informações adicionais em @nucleoexp.

Este projeto integra o 40º Programa Municipal de Fomento ao Teatro de São Paulo.

Foto de capa: Divulgação/ Ale Catan

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Projeto “Lentes Coloridas” pesquisa perfil de profissionais LGBTQIA...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

HQ Ciranda da Solidão é republicada e ganha edição especial

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Com o tema “Aquilombar é Cura”, a Parada Preta 2024 aco...

Especialistas discutem os principais desafios de empregabilidade LG...

Pesquisa apresenta as maiores dificuldades das instituições LGBTQIA...

CUT lança cartilha de formação sindical como foco em pessoas trans

No fim das contas, ser orgulhosamente LGBTQIAPN+ era só moda mesmo

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...