BLOG

Musical sobre ativista Herbert Daniel estreia em São Paulo no Núcleo Experimental

Sob as luzes do palco do Núcleo Experimental, emerge “Codinome Daniel”, um espetáculo que entrelaça arte e ativismo, estreando em 12 de janeiro de 2024. No bairro Barra Funda, em São Paulo, o musical se estenderá até 4 de março, com apresentações às segundas, sextas e sábados, às 21h; e aos domingos, às 19h.

“Codinome Daniel”, concebido por Zé Henrique de Paula (dramaturgia, direção e letras) e Fernanda Maia (música), reverencia a trajetória de Herbert Daniel (1946-1992), um jornalista e ativista LGBTQIA+ cuja luta pelos direitos das pessoas vivendo com HIV foi notória. O elenco é estrelado por nomes como Davi Tápias, Luciana Ramanzini, Fabiano Augusto, André Loddi, Lola Fanucchi, Cleomácio Inácio, Renato Caetano e Paulo Viel.

Pretendemos levar ao público a vida e a obra, ainda muito desconhecida, do jornalista e escritor Herbert Daniel, um revolucionário gay que desafiou tanto a ditadura de direita quanto os setores da esquerda que reproduziam a homofobia e a heteronormatividade”. Acreditamos que o teatro – uma das primeiras paixões de Herbert Daniel em sua juventude (ele foi também dramaturgo) – pode ser uma ferramenta poderosa no sentido de reacender uma luz sobre essa figura menosprezada da história do movimento LGBTQIAPN+ no Brasil recente. Afinal, sendo a memória uma construção social, a peça ajuda a colaborar para que minorias possam entrar em contato com o inventário da luta pela democracia, diversidade e justiça social”, acrescenta o diretor.

Em meio à opressão da ditadura e do preconceito, Herbert Daniel, que também se exilou em Portugal e na França, onde recebeu o diagnóstico de HIV, emerge como uma figura de resistência e inspiração. Ele cofundou o grupo Pela VIDDA e o Partido Verde, contribuindo significativamente para os direitos da comunidade LGBTQIA+ e outros grupos marginalizados.

A peça se une aos espetáculos “Lembro todo dia de você” e “Brenda Lee e o palácio das princesas” para formar a “Trilogia Para a Vida”, explorando a temática do HIV no Brasil.

Herbert Daniel, nascido Herbert Eustáquio de Carvalho, é lembrado não apenas por sua luta contra a ditadura, mas também por sua coragem em abraçar sua identidade gay em um contexto desafiador. Sua vida é um testemunho da luta contínua por direitos humanos e liberdade.

A biografia “Revolucionário e Gay: a extraordinária vida de Herbert Daniel”, escrita pelo historiador James Green, é a principal inspiração para a narrativa do espetáculo.

Serviço: “Codinome Daniel”

Onde: Teatro do Núcleo Experimental – Rua Barra Funda, 637, Barra Funda – São Paulo, SP
Quando:12 de janeiro a 4 de março de 2024 (sextas, sábados e segundas, às 21h, e domingos, às 19h)
Quanto: R$40 (inteira) e R$20 (meia), disponíveis no Sympla

Classificação: 12 anos
Duração: 120 minutos
Informações adicionais em @nucleoexp.

Este projeto integra o 40º Programa Municipal de Fomento ao Teatro de São Paulo.

Foto de capa: Divulgação/ Ale Catan

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Com texto e direção de Rodrigo França, espetáculo Angu combate este...

Especulação imobiliária e marchinhas de carnaval temperam a comédia...

Encontro de Lutas: confluências entre o Dia Internacional de combat...

VoteLGBT participa do WebSummit Rio

23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ transforma o Memorial da Am...

Espetáculo LGBT+ estreia gratuitamente em bibliotecas de SP

Sem apoio institucional, professores de SP combatem LGBTfobia com c...

Movimento Indígena LGBTQIAPN+ lança manifesto durante Acampamento T...

Marina Lima celebra sua carreira em show único na Casa Natura Music...

Premiado filme espanhol, “20.000 espécies de abelha” se...

10 formas de saber mais sobre Libras e a comunidade surda

“Amor e outras Revoluções”, peça inspirada em obra de b...