BLOG

Livro reúne relatos de homens que escrevem aos pais sobre sua sexualidade, amor e silêncio

Em Cartas Fora do Armário (Edições Cândido), o jornalista e roteirista Fred Itioka apresenta uma coletânea de 21 cartas escritas por homens gays de diversas partes do mundo. Endereçadas a seus pais, as cartas são desabafos profundos e anônimos sobre o que muitos desses filhos nunca conseguiram dizer em voz alta: suas verdades, afetos e as dores que a rejeição ou o silêncio provocaram ao longo da vida.

A ideia nasceu em 2020, durante a pandemia, quando Fred disse “eu te amo, pai” por telefone e se deu conta de que, em 50 anos de vida, talvez nunca tivesse expressado esse sentimento. Homem gay asiático, ele cresceu num ambiente em que afeto e sexualidade eram temas marcados por repressão e distanciamento. A partir desse gatilho emocional, decidiu procurar outras histórias semelhantes — e entrevistou mais de 100 homens gays de diferentes países, num processo de escuta que misturava jornalismo e empatia.

As cartas presentes no livro abordam temas como abandono, mágoa, casamento, medo e perdão. Algumas foram escritas por homens que fugiram de seus países para não serem condenados por sua orientação sexual. Outras vêm de contextos onde o conflito é mais sutil, mas igualmente doloroso: pais que nunca conseguiram falar sobre o assunto, filhos que ainda aguardam um abraço.

“Meu primeiro impulso foi escrever um livro contando as histórias desses homens a partir das entrevistas. Mas percebi que seria muito mais potente que o leitor tivesse acesso às cartas escritas por eles mesmos — mesmo que eu os ajudasse a transformar sentimentos em palavras.” — Fred Itioka

Como muitos dos entrevistados jamais haviam escrito uma carta na vida, Fred ajudou cada um no processo: deu sugestões, leu versões iniciais, conversou sobre memórias, inseguranças e o que desejavam dizer. O resultado é uma coletânea íntima e tocante — e que se encerra com a carta do próprio Fred.

“Decidi escrever minha própria carta após um dos entrevistados desistir no meio do caminho. Só então eu entendi a dificuldade que implicava colocar no papel palavras e sentimentos guardados por tanto tempo.” — Fred Itioka

Além dos relatos, a obra traz um apêndice com informações sobre os contextos legais, sociais e religiosos que envolvem a vivência LGBTQIA+ nos países dos entrevistados, ampliando a compreensão do leitor sobre os riscos e silêncios enfrentados por essas pessoas ao redor do mundo.

Com apresentação de Fábio Mariano da Silva (PUC-SP) e orelha assinada por Serginho Groisman, Cartas Fora do Armário é um livro sobre o poder da escuta, da reconciliação e da coragem de quebrar o silêncio — mesmo que tardiamente.

SOBRE O AUTOR
Fred Itioka é jornalista e roteirista do programa Altas Horas (TV Globo), com passagens pela Rádio Cultura, TV Cultura, Rede Record, E! Entertainment Television e colunas literárias em publicações do Brasil e do Canadá. Cartas Fora do Armário é seu primeiro livro.

Foto de capa: Divulgação

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Espetáculo “Mural da Memória” tem apresentação gratuita...

A importância das literaturas ilustradas na formação de leitores

Casa 1 realiza Sabadinho, festa de arrecadação, com bateria da Vai-Vai

Romance lésbico, mistério e nostalgia millennial marcam estreia de ...

‘Lar’ acompanha três famílias LGBTIAPN+ e reflete sobre...

Casa 1 recebe Prêmio Janaína Lima de Luta Pelos Direitos LGBTI+

BEE Lesbian Film Festival chega à sua 3ª edição em São Paulo

Cineclube da Casa 1 retoma atividades com exibição de obras LGBTQIA...

Visibilidade Lésbica: Casa 1 organiza semana com programação especial

Casa 1 lança jogo de cartas que honra e celebra a memória LGBTQIAPN...

Do registro à leitura: 4 autoras da Enciclopédia Sapatão com obras ...

Projeto Mural – Dicas de Leitura da Biblioteca Caio Fernando ...