BLOG

Cineclube da Casa 1 retoma atividades com exibição de obras LGBTQIAPN+ gratuitamente

Criado em 2017, o CineMona, cineclube do Centro de Acolhida e Cultura Casa 1  retoma suas atividades em 2025 após um hiato, levando para o público gratuitamente a exibição de produções audiovisuais LGBTQIAPN+ brasileiras e latinoamericanas, seguidas de papos com as equipes criadoras e elenco.

Na edição de setembro, teremos o diretor Daniel Ribeiro e o ator Artur Volpi para uma roda de conversa após a exibição do filme “13 Sentimentos” no dia 10 de setembro, a partir das 19h. 

Ao longo dos anos, grandes nomes já passaram pelo CineMona, como Renata Gaspar, Thiago Pethit, Maria Laura e Vera Egito para exibição de “Amores Urbanos”. Gustavo Vinagre e Ronaldo Serruya com “Deus Tem Aids”, Claudia Priscilla com “Bixa Travesty”, além de exibições do “Festival Internacional de curta metragens de São Paulo” e do “Festival Entretodos”. 

“A retomada do CineMona tem sido organizada com muito carinho e os testes que fizemos se mostraram muito potentes, tanto na presença e participação do público, quanto na abertura de pessoas profissionais do audiovisual que trocaram muito com quem assistiu seu trabalho”, conta Rodolfo Beltrão, diretor de Educação e Cultura da Casa 1. 

Esquentando o retorno do CineMona, a Casa 1 exibiu os premiados “Baby” de Marcelo Caetano e “As Filhas do Fogo” da argentina Albertina Carri em sua primeira Virada Cultural em julho de 2025. 

Foi também em 2025 que o público conferiu em primeiro mão o musical “O Melhor Amigo”, de Allan Deberton e o piloto da série da HBO Brasil, “Máscaras de Oxigênio (não) Cairão Automaticamente”, com a presença do diretor Marcelo Gomes e dos atores Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer, Ícaro Silva e Kika Sena.  

“Nossa ideia é permitir que todo mundo tenha acesso às ótimas produções audiovisuais que temos tanto no país, quanto na América Latina como um todo. O público brasileiro está muito aberto ao que fazemos aqui e que agora está sendo reconhecido no mundo todo”, celebra Rodolfo.  

CineMona: “13 Sentimentos”

Dia 10 de setembro de 2025, quarta-feira, a partir das 19h
Rua Adoniran Barbosa, 151. Bela Vista. São Paulo. SP
Sujeito a lotação do espaço
Gratuito

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Tudo que rolou em agosto na Casa 1

Tudo que rolou na Casa 1 em julho

Visibilidade Lésbica: Casa 1 organiza semana com programação especial

Casa 1 vence Prêmio Betinho de Democracia e Cidadania

Casa 1 exibe piloto da série ‘Máscaras de Oxigênio Não Cairão Autom...

Casa 1 lança jogo de cartas que honra e celebra a memória LGBTQIAPN...

Do registro à leitura: 4 autoras da Enciclopédia Sapatão com obras ...

Casa 1 realiza Chamada Aberta para atividades recorrentes do segund...

Projeto Mural – Dicas de Leitura da Biblioteca Caio Fernando ...

 Diego Gregório lança Poemas de Partida e de Chegada (ou Os Cães Nã...

Virada Cultural da Casa 1 tem show gratuito de Johnny Hooker e Urias

Tudo que rolou na Casa 1 em junho