Por Tamara Cleveland, voluntária da Biblioteca Caio Fernando Abreu
A Enciclopédia Sapatão é uma iniciativa da Casa 1 voltada à celebração, preservação e visibilização da vida, das memórias, das lutas e das produções de mulheres lésbicas no Brasil. Criada em 2021, no Dia Nacional do Orgulho Lésbico, a plataforma surgiu como uma forma de valorizar essas mulheres e dar visibilidade às múltiplas formas de existir como lésbica.
E se você se pergunta: Por que uma enciclopédia sapatão? Porque as trajetórias de mulheres lésbicas seguem sendo pouco reconhecidas, tendo suas histórias sistematicamente invisibilizadas, mesmo quando estão no centro de importantes movimentos e produções culturais. A Enciclopédia Sapatão nasce para enfrentar esse apagamento, celebrando a pluralidade das existências lésbicas, reconhecendo suas contribuições em diferentes áreas, da arte à militância, e preservando suas memórias como parte fundamental da história e da cultura brasileira.
O acervo da Biblioteca Caio Fernando Abreu conta com obras de diversas autoras já reconhecidas pela Enciclopédia Sapatão. Entre elas, estão quatro escritoras brasileiras contemporâneas, que seguem em atividade e continuam contribuindo para a literatura e para a visibilidade lésbica no país.
BIA CRESPO
Roteirista, produtora, diretora e escritora, Bia iniciou sua carreira como assistente de produção em grandes projetos. Como roteirista, sua primeira colaboração se deu no filme ‘Meus 15 Anos’, que levou mais de 800 mil pessoas aos cinemas. Assina os longas ‘Galeria Futuro’, ’A Sogra Perfeita’ e ‘10 Horas Para o Natal’, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e do Prêmio ABRA de Roteiro 2021.
Bia é responsável pela ideia original e roteiro dos longas ‘Férias Trocadas’ e ‘Caindo na Real’, lançados em 2024, e fez parte da sala de roteiro de três temporadas da série ‘Rensga Hits!’. Em 2023 completou o curso de especialização em Script Doctoring pela UCLA e lançou seu primeiro romance, “Eu, Minha Crush e Minha Irmã”, pela Seguinte, selo jovem da Companhia das Letras. Seu conto independente “A Namorada do meu primo” ficou quatro semanas no TOP 1 das categorias LGBT+ e Romance Lésbico da Amazon. Atualmente é chefe de sala de uma série inédita da Amazon Prime Video e desenvolve seu primeiro projeto como diretora.
Obra presente na biblioteca: Eu, minha crush e minha irmã
HANNA KORICH
Paulistana, advogada e graduada em Rádio TV, Hanna Korich participou, em 2008, da fundação da primeira casa editorial lésbica da América Latina, a editora Malagueta. Dirigiu e produziu o documentário “Cassandra Rios – A Safo de Perdizes” sobre a escritora brasileira. Também é secretária jurídica do Arquivo Lésbico Brasileiro e participante da Comissão Especial da Diversidade Sexual da OAB-SP.
Obra presente na biblioteca: Frente e verso – Visões da lesbianidade
MARCELA TIBONI
Marcela Tiboni é mãe, lésbica, escritora e ativista. Nasceu em São Paulo, formou-se em Artes Visuais, mas foi através da literatura que encontrou seu espaço de voz e de grito.
Escreveu os primeiros livros sobre dupla maternidade do país chamados MAMA: um relato de maternidade homoafetiva (2019) e Maternidades no Plural (2021). Atualmente constrói conteúdo sobre maternidade lésbica e parentalidade não heteronormativa pelo Instagram.
Obra presente na biblioteca: Mama: um Relato de Maternidade Homoafetiva
MARIA ISABEL IORIO
Maria Isabel Iorio é poeta e artista visual. Publicou Em que pensaria quando estivesse fugindo (Urutau, 2016), AOS OUTROS SÓ ATIRO O MEU CORPO (Urutau, 2019), DIA SIM DIA NÃO FAZER CHANTAGEM (Quelônio, no prelo) e NÃO PISAR DESCALÇA EM TAPETES (7Letras, no prelo). Participa com poemas na antologia “As 29 poetas hoje” (Companhia das Letras, 2021), entre outras.
Obra presente na biblioteca: Aos outros só atiro o meu corpo
A Enciclopédia Sapatão segue como um esforço coletivo que permanece aberto à colaboração, para inserir biografias na enciclopédia basta enviar um e-mail. As instruções e todo o conteúdo está disponível para acesso gratuito em enciclopediasapatao.casaum.org.
Visite a Enciclopédia Sapatão e a Biblioteca Caio Fernando Abreu, que conta com inúmeros títulos representativos LGBTQIAPN+. Conheça o espaço e faça a sua carteirinha de segunda a sábado, das 10h às 19h, na Rua Condessa de São Joaquim, 277, no bairro Bela Vista.
Boa leitura!