Você já ouviu falar sobre a história das pessoas trans no circo? Este é o tema central de TRANSGENERIDADE E CIRCO, uma produção de Purpurina Filmes e da Cia Fundo Mundo, companhia circense formada 100% por pessoas trans!

O documentário, inédito no Brasil, foi lançado esta semana (28/03) no Festival Internacional de Circo e está disponível online, por tempo limitado. Você pode assistir gratuitamente neste link.

TRANSGENERIDADE E CIRCO é resultado de uma pesquisa bibliográfica e de uma série de entrevistas realizadas com pessoas cis e trans da cena circense. Financiado pelo PROAC 2020, o material visa contrapor a noção de que pessoas trans somos novidade no circo, nas artes e na sociedade. Para isso, partimos do entendimento de que a memória é um território em disputa e que há um esforço constante para que sejamos apagades das histórias oficiais.

Sinopse

Nos últimos anos, temos visto o tema da transgeneridade ganhar, a custosos passos, espaço nas artes e no circo. Porém, a midiatização desse suposto pioneirismo muitas vezes faz com que pensemos que a presença de pessoas trans no circo seja algo necessariamente recente. Será que realmente não houve pessoas trans no circo brasileiro até a última década? Porque nós, pessoas trans, temos sempre a sensação de sermos pioneires em todos os lugares que ocupamos? Quais os desafios que enfrentamos quando tentamos buscar por referências de pessoas trans circenses que vieram antes de nós? Esses são questionamentos debatidos no documentário “Transgeneridade e Circo”, fruto da pesquisa da Cia Fundo Mundo, produzido pela Purpurina Filmes e realizado através de ProAC 2020 – Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo.

Ficha Técnica

PESQUISA

Cia Fundo Mundo

Helen Maria

Juno Nedel

Lui Castanho

Noam Scapin

Vulcanica Pokaropa

ENTREVISTADES

Ermínia Silva

Kassandra Mágica

Malu Morenah

Vi Marquez

Zezo Oliveira

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Purpurina Filmes

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO

Be Zilberman

ROTEIRO

Helen Maria

Lui Castanho

EDIÇÃO

Juno Nedel

DIREÇÃO DE ARTE

Noam Scapin

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

Vulcanica Pokaropa

ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA

Ro Nogueira

GAFFER

Ro Nogueira

COM PARTICIPAÇÃO DE

Be Zilberman

Caê (batucaê)

Maré Oliveira

Scher Dias

Tatá Oliveira

AGRADECIMENTOS

Ana Flor Fernandes

Bárbara Felice

Carlos Sugawara

Cássio Kelm

Dani Barros

Débora Sanders

Lilo Gonzales

Marcelle Poth

Marina Mathey

APOIO

Centro de Memória do Circo

Lar vegan

MÚSICA

Título da faixa: Botina na Cara

Letra: Helen Maria

Voz: Helen Maria e Vulcanica Pokaropa

Beatmaker: Dj Brum

Produção Musical: Dj Brum e Fal Ubeco

Por Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *