BLOG

Eis aqui um pequeno manual para você começar a ouvir Podcasts

Por Angelo Castro, Assistente de Programação na Casa 1.

Muitos dizem que o futuro da televisão são os serviços de streaming (sob demanda) como Netflix, Globo Play, Amazon Prime Video onde você pode ter acesso ao conteúdo que deseja, na hora em que preferir e reassistir quantas vezes quiser. Nessa mesma tendência, o Podcast surge como uma espécie de sucessor natural do rádio, que teve um aumento  de 67% de consumo no ano 2019 segundo dados das plataformas que distribuem o conteúdo.

Os Podcasts são arquivos de áudio para ouvir quando e onde quiser. Hoje já conta com uma gama gigantescas de temáticas, formatos e durações e atinge um número cada vez maior de pessoas.

Mas se você ainda está um pouco perdido nessa tendência,explicamos aqui onde você pode acessar e dar dicas de alguns podcasts divididos por temática para te ajudar a encontrar algum que combine com seu gosto.

Plataformas

 

Antes de qualquer coisa é precisa saber ONDE ouvir os Poscasts, os chamados agregadores. Hoje já existem diversas plataformas que possibilitam ouvir, continuar de onde parou, marcar seus favoritos e ser avisado de quando saiu algum novo programa do seu Podcast favorito. Destacamos algumas aqui:

1 – Spotify

O já consagrado app de música também possibilita seguir e ouvir os programas por meio dele. Está disponível para Android, iPhones (IOS), assim como para seu computador seja Windows ou Mac. Ele pode ser utilizado de forma gratuita com algumas limitações e anúncios, mas também com a opção de assinar alguns dos planos pagos mensais (individual, universitário, família, entre outros) para utiliza-lo com todos os recursos que dispõe, inclusive poder baixar o conteúdo para ouvir offline.

Conheça aqui o Spotify

2 – Deezer

Um concorrente ferrenho do Spotify, o Deezer também segue crescendo nessa competição, e no geral oferece as mesmas funcionalidades, e a escolha entre um e outro (embora existam discussões intermináveis da internet de quem é o melhor) acaba sendo uma questão de gosto. Também disponível em versão paga e gratuita com diferentes limitações e pode ser acessado nas principais plataformas (Android e IOS, Windows e Mac).

Conheça aqui o Deezer

3- Google Podcast

Disponível para usuários de Android, o aplicativo da Google é gratuito e bem completo para as necessidades dos ouvintes como: se inscrever e saber das novidades dos programas favoritos, baixar para ouvir off-line dentre outras funcionalidades.

Baixe aqui o Google Podcast

4- Apple Podcast

Assim como tem uma plataforma exclusiva para aparelhos Android, a Apple tem seu agregador para seus aparelhos e usuários de IOS. O Apple Podcast é gratuito e conta com todas as funcionalidades básicas de um bom agregador.

Baixe aqui o Apple Podcast

5- Castbox

Pra quem ainda não está satisfeito, temos uma quinta opção. O Castbox, além das funções gerais conta com uma ferramenta de busca que juntamente com um sistema de inteligência artificial, consegue localizar palavras-chave no meio dos Podcasts e pode facilitar na hora de localizar o que quer ouvir. A plataforma chinesa é gratuita, mas tem a opção de uma conta Premium que acrescenta algumas facilidades, como a eliminaçãoão de anúncios visuais.

Conheça aqui o Castbox

Uma dica bacana é uma ferramenta presente em todos os agregadores e que pode ser muito útil é o controlador de velocidade de reprodução, onde você consegue deixar o áudio mais lento, quando achar que o locutor está falando rápido demais, ou até 3 vezes mais rápido caso queria otimizar seu tempo.

Os Grandes Destaques

Agora que você conhece as plataformas, mas ainda não sabem por onde começar, listamos os programas já consagrados e com milhares de seguidores e ouvintes para você começar a desbravar os Podcasts:

  • Mamilos

Comandado por Cris Bartis e Ju Wallauer o Mamilos, como o título já escancara, fala de qualquer polêmica de peito aberto. É lançado semanalmente e traz sempre um convidado ou convidada para tratar do tema proposto, que vai de política a lazer, tudo com muita leveza, cuidado e simplicidade.

Ouça aqui o Mamilos

  • NerdCast

Dos primórdios da Internet, o consagrado NerdCast conta hoje com mais de 700 episódios e quase 15 anos de existência. Encabeçado por Alexandre “Jovem Nerd” Ottoni e Deive “Azaghal” Pazos , traz sempre convidados para falar sobre cultura nerd, ciência, jogos, tecnologia, literatura e até política com visões distintas sobre os assuntos, tudo com muito bom humor.

Ouça aqui ao NerdCast

  • Um Milkshake Chamado Wanda

Assim como os outros dois anteriores, figura como um dos programas mais ouvidos de 2019 nas plataformas, falando sobre fofocas, notícias, reality shows e cultura pop, com uma dose característica de bom-humor contando com a participação de Phelipe Cruz (“Papel POP”), Samir Duarte e Marina Santa Helena.

Ouça aqui Um Milkshake Chamado Wanda

Mas se você já conhece e acompanha estes mais famosos, ou está procurando outros assuntos trazemos também mais indicações, separadas por gêneros pra endossar essa pequena introdução ao mundo dos Podcasts. São três indicações por temática, deixando conscientemente muita coisa boa de fora, tendo em vista o grande volume de conteúdo já produzido no país (sorte a nossa).

Cultura e Ciência 

Também tem muita gente discutindo sobre ciência e cultura nos programas, trazendo muita discussão interessante e de olho nas notícias mais recentes.

  • Xadrez Verbal

Toda semana Felipe Figueiredo e Matias Pinto dão uma aula de Geopolítica, trazendo as notícias internacionais mais relevantes sobre o assunto. Sempre aberto a debates e a convidados que contribuam com o tema.

Ouça aqui Xadrez Verbal

  • Naruhodo!

Naruhodo! conta com a presença da dupla Ken Fujioka (leigo e curioso) e o Altay de Souza (Cientista PhD) para trazer de forma  observadora e dinâmica curiosidades sobre, ciência, experimentos, senso comum e desafios.

Ouça aqui Naruhodo!

  • Braincast

O Objetivo desse podcast é tratar sobre as intersecção entre criatividade, tecnologia, cultura, inovação, notícias, atualidades e negócios com um time bem diverso para discutir sobre esses assuntos e como eles se entrelaçam.

Ouça aqui Braincast

LGBT

Hoje já existem Podcast para a todos os gostos e jeitos, e tem muita gente dentro da sigla LGBT que está produzindo seus conteúdos sobre sexualidade, gênero ou atualidades e são ouvidos por milhares de espectadores.

  • POC de Cultura

Como o nome já sugere esse podcast é uma junção de 4 Pocs (Caio Baptista, Filipe Bortolotto, José Melo e Hilário Júnior) falando sobre atualidades, cultura, amores e vivências.

Ouça aqui POC de Cultura

  • Santíssima Trindade das Perucas

Apresentado por 3 Drags belíssimas, Bianca DellaFancy, Duda Dello Russo e LaMona Divine, falando sobre montação, cultura POP, novidades, notícias, e vivência LGBT.

Ouça aqui Santíssima Trindade das Perucas

  • Degenerados

Um programa semanal sobre gênero e transexuaildade, que questiona e debate os pontos de vistas de seus próprios ouvintes. Os responsáveis por esse diálogo são Jonas Maria e Vitor Lourenço.

Ouça aqui Degenerados

  • BONUS – Escuta Trans

Sempre que possível vamos dar destaque ao trabalho de pessoas LGBT, por isso essa indicação extra! No Escuta Trans, Rodolfo Rodrigues, Valentim Félix e Vicente Tchalian falam sobre os mais variados assuntos, debatendo e trazendo pontos de vistas que englobam a vivência trans. Como eles mesmos dizem: onde trans fala e cis escuta.

Ouça aqui Escuta Trans

Negritude

Sendo um formato bem democrático não faltam opções para quem quer ouvir produções de pessoas negras discutindo sobre racismo, negritude, questões raciais ou então cultura pop com uma visão mais politizada.

  • História Preta

Thiago André apresenta esse programa que tem por objetivo trazer para superfície a memória histórica da população negra no Brasil e no mundo, ecoando questões e narrativas muitas vezes invizibilizadas.

Ouça aqui História Preta

  • Pretas na Rede

Como elas mesmo dizem, chegaram para melanizar sua rede. O programa feito por duas mulheres negras que falam sobre vivências, atualidades e temas muito relevantes com bastante leveza.

Ouça aqui Pretas na Rede

  • O Lado Negro da Força

Não podia faltar a discussão de algo tão falado atualmente como cultura pop, mas claro com um olhar bem cuidado para questões raciais. O Lado Negro da Força traz debates muito interessantes e necessários sobre filmes, cinema, séries, animes e quadrinhos.

Ouça aqui O Lado negro da Força

Mulheres e Feminismo

O protagonismo de mulheres também não fica para trás em nenhum aspecto quando falamos de podcasts sensacionais, trazendo também questões indispensáveis para entendermos e debatermos assuntos da atualidade.

  • Conexão Feminista

Colocando em pauta assuntos urgentes e indispensáveis como misoginia, prostituição e violência obstretícia, a jornalista Renata Senlle e a escritora Heloisa Righetto comandam o programa de um jeito único.

Ouça aqui Conexão Feminista

  • Baseado em Fatos Surreais

Apostando em um formato diferenciado, esse programa conta em primeira pessoa história de mulheres, com o intuito colocar as pessoas no centro da experiência e desse modo sensibilizar e promover empatia sobre essas histórias tão reais e delicadas. Ele é realizado por Marcela Ponce de Leon e Sheylli Caleffi.

Ouça aqui Baseado em Fatos Surreais

  • As Mathildas

Tendo como pilar central das discussões o pensamento feminino, Iole Melo e Grecia Baffa conversam sobre o mundo do entretenimento áudio visual, cinema, séries e TV.

Ouça aqui As Mathildas

Notícias

Como bom sucessor do rádio, não podia faltar o acervo de notícias. Vários dos grandes jornais já desenvolvem programas frequentes em formato de Podcast:

  • Café da Manhã

Um dos programas da “Folha de São Paulo”, o Café da Manhã destaca diariamente as notícias mais relevantes do momento logo pela manhã, conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Ouça aqui Café da Manhã

  • O Assunto

Produzido pelo “Grupo Globo”, O Assunto, traz Renata Lo Prete em conversa com jornalistas e analistas para se aprofundar em algum tema relevante do momento.

Ouça aqui O Assunto

  • Jornal da CBN

A “CBN” entrou de cabeça no formato de Podcast, deixando vários de seus programas para ser consumidos quando o ouvinte quiser. Destaca-se o Jornal da CBN comandado por Mílton Jung e o time de comentaristas já conhecidos da emissora.

Ouça aqui Jornal da CBN

Crimes e Suspense

Um dos temas que mais se popularizaram e viralizaram foram Podcasts sobre crimes, investigação e suspense. Muitas vezes são histórias feitas em formato de narrativas, trazendo detalhes das investigações e especulações das histórias. Esse formato conquistou muitos ouvintes e premiações.

  • O Caso Evandro – Projeto Humanos

O Podcast Projeto Humanos, trouxe em sua 4ª temporada, 25 episódios a narrativa do caso real do desaparecimento de Evandro Ramos Caetano de 6 anos em Guaratuba (PR) em 1992, suspeito de ligação com rituais satânicos. Ivan Mizanzuk conta com uma riqueza de detalhes o caso, fruto de uma grande pesquisa de mais de 2 anos, de um jeito que é difícil parar de ouvir.

Ouça aqui O Caso Evandro.

  • República do Medo

Em programas semanais, são trazidas discussões sobre filmes, séries e HQs de terror e suspense, lendas urbanas e até casos reais. Sendo assim uma boa opção pra quem já gosta do assunto ou quer conhecer mais sobre esse universo.

Ouça aqui República do Medo.

  • Assassinos em Série

Produzido por Max e Ron Cutler, também semanalmente nos traz episódios que com casos de notórios assassinos em série, fazendo uma análise psicológica dos seus perfis, de seus métodos e muita pesquisa envolvida sobre esses casos.

Ouça aqui Assassinos em Série.

Institucionais

Não são só jornais e grupos de amigos que se juntam para fazer Podcast, esse é um terreno cada vez mais explorado por instituições, sejam elas de cultura, universidades e até museus, trazendo programas riquíssimos que dialogam com a área de atuação dessas organizações.

  • Jornal da USP

A “Universidade de São Paulo” traz uma gama bem abrangente de temas abordados nos seus programas como ciência, música, esporte e saúde, convidando sempre estudiosos da universidade para colaborar com a discussão.

Ouça aqui os Podcast da USP

  • Águas de Kalunga – MAR

O “Museus de Arte do Rio” (MAR) lançou 10 episódios inspirados no conteúdo da exposição “o Rio dos Navegantes”. Águas de Kalunga traz Elisa Lucinda, narrando histórias de artistas convidados, enaltecendo a trajetória de personagens negros e a vinda de imigrantes para o Brasil. Essa iniciativa tem sido cada vez mais usada por museus ou espaços de exposição para complementar a vivência de exposições e instalações.

Ouça aqui Águas de Kalunga

  • Itaú Cultural

O Itaú Cultural tem vários programas separados por temáticas: “Toca Brasil”, trazendo artistas e personalidades do mundo da música; “Escritores – Leitores”, convidando escritores e escritoras, falando sobre processos criativos e questionando como lidam com esse universo também como leitores. Mas o destaque vai mesmo para a série chamada “Mekukradjá” que foca nas vivências de vários povos indígenas, trazendo convidados e convidadas relatando preocupações sociais, políticas e a cultura de suas tribos e povos.

Ouça aqui os Podcasts do Itaú Cultural

Casa 1

Não tem outro jeito de acabar esse texto sem falar dos Podcasts feitos por nós aqui da Casa 1. Desde o começo da Casa, sempre aconteceram falas, palestras, aulas e rodas de conversa sobre os mais diversos assuntos e temáticas, com convidados que tem muito a dizer sobre o assunto. Recentemente conseguimos os equipamentos necessários para transformar essas programações em Podcast e divulgar para quem não conseguiu estar presencialmente. Até o momento contamos com dois programas com vários episódios cada, que ainda estão sendo produzidos, então ainda vem mais por aí!

  • Precisamos Falar sobre sexo

É uma série de mesas, sempre trazendo um especialista e um influenciador convidado para tratar de temos sobre sexualidade, saúde sexual e prevenção sem tabus. Os temas variam de chuca e redução de danos a sex partys e sexo anal.

Ouça aqui as mesas do Precisamos falar sobre sexo.

  • Insituto Temporário de Pesquisa Sobre Censura

Em 2019 a Casa 1 foi convidada e desenvolver uma intervenção para compor  a programação da “Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo” intitulado “Verão sem censura”, com isso surgiu o “Instituto Temporário de Pesquisa Sobre Censura”, que contou além de um ateliê livre, com uma série de aulas abertas com convidados muito especiais para falar sobre censura e seus desdobramentos na TV, arte, história, corpos negros, dentre outras temáticas.

Ouça aqui as aulas abertas do Instituto.

Ainda serão inseridos mais programas, assim como outras programações da Casa 1. Por enquanto nossos podcasts estão disponíveis apenas para Spotify.

Obviamente foram deixados de fora muitos Podcasts incríveis, assim como diversos assuntos que também contam com listas gigantescas de programas sendo produzidos em diversas áreas como: saúde e bem estar, esporte, meditação, comédia e até fortes recomendações para quem quer incrementar os estudos de novas línguas.

Angelo Castro atua como assistente de programação no Centro Cultural da Casa 1, onde ajuda a desenvolver formatos e temas para a atividades no espaço, com enfoque nas produções de pessoas LGBT. Formado em Engenharia Ambiental caiu de para-quedas no campo da diversidade.

Notícias Relacionadas

Premiado filme espanhol, “20.000 espécies de abelha” se...

10 formas de saber mais sobre Libras e a comunidade surda

“Amor e outras Revoluções”, peça inspirada em obra de b...

28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece dia 2 de jun...

Conheça o Clube do Livro “Pomar”, o clube de leitura da...

16 indígenas LGBTQIAPN+ para seguir no instagram e ter muito orgulho

Coletivo AMEM apresenta “Ball: Isso é Baile”, na Fábric...

BICHADOS, da Cia. Artera de Teatro, faz temporada na Oficina Cultur...

Casa 1 realiza VII Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não B...

Ball Vera Verão cria Vera Verso em sua sétima edição

Casos de violência contra lésbicas aumentaram 50% em oito anos, mos...

O que diz nova resolução do Governo de SP sobre pessoas LGBT+ no si...