BLOG

Eleições para Conselho Tutelar no dia 1/10: saiba como e onde votar

Talvez você tenha pouco ou nenhum conhecimento sobre a atuação dos Conselhos Tutelares, mas você precisa saber que as pessoas que compõem esses grupos podem influenciar drasticamente os rumos da educação, saúde e atendimento de crianças e adolescentes.

Grupos que trabalham com Conselhos Tutelares tem alertado que muitos grupos reacionários com a intenção de participar dos conselhos para combater tópicos muito relevantes para nós, como os debates de identidade de gênero, orientações afetivo-sexuais e raça/etnia.

Na Casa 1, respeitamos todas as manifestações religiosas e entendemos que o Estado é laico (livre de intervenção religiosa), de acordo com a Constituição brasileira. Então, convocamos todo mundo a nos ajudar a garantir uma educação mais justa e livre de limitações e preconceitos, além de um atendimento livre de preconceitos e violências raciais e de gênero.

COMO FUNCIONA A ELEIÇÃO DOS CONSELHOS?

No dia 01 de outubro, haverá eleições nacionais para escolha daqueles que irão compor os Conselhos Tutelares, e você pode fazer TODA DIFERENÇA ao se envolver, discutir e escolher candidatas e candidatos com pautas de diversidade e que não empunhem nenhum tipo opressão à jovens LGBT+. O Conselho Tutelar é um órgão que tem sido utilizado para promover a formação de bases reacionárias e preconceituosas e é muito importante que a gente ocupe esse lugar e acompanhe o trabalho de conselheiras e conselheiros!

Já foram liberados, nos sites das prefeituras de cada cidade do país, a lista das candidatas e candidatos e informações sobre horário e local das votações. Nós pedimos que você acesse essa relação, pesquise, interrogue, exerça seu direito e se envolva também na luta pela garantia dos direitos e pela promoção de uma sociedade menos violenta e mais diversa.

Confira aqui a lista das pessoas candidatas e o local de votação na cidade de São Paulo.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Como foi a Aula Magna da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das P...

Tudo que rolou na mesa de abertura da 4ª Conferência Nacional dos D...

Rio de Janeiro pode ter Programa Cassandra Rios de Apoio e Fomento ...

Com bancada conservadora maior, Senado dobra projetos anti-LGBTQIA+...

Mais de 220 pessoas LGBTQIA+ foram eleitas em 2024

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

Políticos pagaram mais de cem anúncios contra crianças trans em um ano

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...