BLOG

Em seis dias, ataques atingem três travestis eleitas em SP

Por Ponte Jornalismo

Covereadora Samara Sosthenes (PSOL) registrou neste domingo (31) boletim de ocorrência sobre disparo efetuado em frente à sua casa: “Revoltada e acima de tudo preocupada com minha família”

Pela terceira vez em menos de uma semana, em pleno Mês da Visibilidade Trans, uma travesti eleita em São Paulo foi vítima de ataques. Na madrugada deste domingo (31/1), a vítima foi a covereadora Samara Sosthenes (PSOL), do Mandata Coletiva Quilombo Periférico, que teve disparos de arma de rua em frente à sua casa.

Segundo a assessoria da covereadora, um homem chegou em uma motocicleta e efetuou um tiro para o alto em frente a casa onde mora Samara, sua mãe e irmãos. O mandato destacou que “o fato não está isolado, uma vez que outras vereadoras eleitas pelo PSOL sofreram atentados e ameaças diretas a sua integridade física”.

Em contato com a Ponte no início da madrugada deste segunda-feira (1/2), a covereadora disse estar bem, mas temendo pelos ataques. “Estou com medo e também revoltada pelo que aconteceu, e acima de tudo preocupada com a minha família. Esse é o sentimento que está em mim neste momento”.

Samara destacou os outros ataques e perseguições que aconteceram na semana. “Esses três ataques a mulheres trans que estão em espaço de poder, ocupando a Câmara de São Paulo, em espaços de decisões e que incomodam muita gente, são alertas, mas nós não vamos nos calar”.

O caso foi registrado no DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) na noite deste domingo como disparo de arma de fogo e ameaça. Foi solicitado perícia técnica para o local e, segundo a vereadora, uma pessoa testemunhou o ocorrido, mas não quis prestar depoimento.

Para a Polícia Civil, Samara disse que acredita que a motivação pode ter sido política ou transfóbica, “razão pela qual se sente ameaçada e teme pela sua integridade física”, conforme boletim de ocorrência.

Os episódios de ataques e perseguições recentes começaram no último dia 26 de janeiro. A vereadora Erika Hilton (PSOL), primeira travesti a ocupar uma cadeira na Câmara de São Paulo, relatou ter sido perseguida por um homem dentro da Casa.

Na madrugada do mesmo dia, dois tiros acertaram a casa da covereadora Carolina Iara (PSOL), que é travesti intersexo e foi eleita com a Bancada Feminista, na região de Itaquera, zona leste de São Paulo. O ataque resultou em um dos projéteis alojado na parede da sala da covereadora e outro no muro.

A Ponte Jornalismo é uma organização sem fins lucrativos criada para defender os direitos humanos por meio do jornalismo, com o objetivo de ampliar as vozes marginalizadas pelas opressões de classe, raça e gênero e promover a aproximação entre diferentes atores das áreas de segurança pública e justiça, colaborando na sobrevivência da democracia brasileira. O conteúdo da Ponte Jornalismo é livre de direitos autorais e reproduzido aqui no site da Casa 1 com os devidos créditos

Notícias Relacionadas

O que diz nova resolução do Governo de SP sobre pessoas LGBT+ no si...

A cara da dura: homens trans do RJ enfrentam o preconceito na hora ...

‘Pela vida das mulheres’: ato pela descriminalização do aborto reún...

Vítimas não confiam na polícia para denunciar violência de gênero, ...

Massacre do Carandiru: 30 anos de impunidade

Marcha das Mulheres Negras volta às ruas em SP e cobra mais represe...

Unifesp lança Observatório da Violência Racial para denunciar genoc...

5 mitos sobre pessoas trans nos esportes

Vidas na Craco Importam: ato denuncia a truculência policial contra...

Comunidade LGBTQIA+ protesta contra o fechamento do Museu da Divers...

Coletivo protesta contra agressão e lesbofobia no Metrô de SP

Musical on-line homenageia Brenda Lee, anjo da guarda das travestis