BLOG

Erica Malunguinho anuncia que não irá concorrer a deputada federal em 2022

Idealizadora do centro cultural e quilombo urbano Aparelha Luzia, intelectual, artista e deputada estadual pelo PSOL, Erica Malunguinho anunciou, em entrevista ao veículo Alma Preta, que não é mais candidata a deputada federal e reafirmou a manutenção da disputa política cotidiana.

“As pessoas não conseguem entender, porque elas sempre olham para a política como um lugar muito distante. Para mim, a política está no cotidiano”, disse a ativista.

Eleita deputada estadual em 2018, com mais de 54 mil votos, ela realizou na Aparelha Luzia, em março deste ano, a atividade de lançamento da pré-candidatura. Mesmo com as limitações impostas pela pandemia da Covid-19, a deputada tem uma avaliação positiva da sua atuação na ALESP.

“É importante demarcar isso para falar sobre conquistas em um cenário mais inóspito para além da política institucional. Então, fomos para refazer Palmares mesmo, atravessar a mata fechada, sair da casa grande, buscar o lugar mais difícil para os inimigos chegarem e construir uma nação”. 

O gabinete Mandata Quilombo, formado em sua totalidade por pessoas negras, principalmente mulheres trans e cis, aprovou e barrou projetos importante para grupos sociais marginalizados, especialmente pessoas LGBTQIA+ e pessoas em vulnerabilidade.

Leia a entrevista completa no site Alma Preta.

Foto de capa: Vinícius Martins / Alma Preta Jornalismo

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Paradas LGBTQIA+ viram alvo de perseguição política no Brasil

Casos de HIV cresceram 17% no Brasil, aponta boletim do Ministério ...

Deputadas federais LBTs apresentaram 21 PLs pró-LGBTQIA+, em 2023

Governo Lula anuncia a quarta edição da Conferência Nacional LGBTQIA+

‘Se for evento hétero, podem’: vereadores querem impedir criança na...

MDHC prorroga prazo para participação social em levantamento sobre ...

Racismo afeta saúde desde o nascimento até a morte, diz especialista

Lula veta parcialmente projeto de marco temporal do Congresso

Pedido de vista adia votação de PL sobre população LGBT encarcerada

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania promoverá 1º Encontr...

PL contra casamento homoafetivo tem chance remota de aprovação, diz...

Eleições para Conselho Tutelar no dia 1/10: saiba como e onde votar