BLOG

Kaê Guajajara lança documentário da turnê ‘Kwarahy Tazyr’

A série de shows marca a ascensão da Música Popular Originária no Brasil

A turnê “Kwarahy Tazyr” da artista Kaê Guajajara, com patrocínio da Natura Musical, circulou pelas cidades de Recife, São Luís, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo entre setembro de 2022 e maio de 2023.

A presença da MPO, Música Popular Originária, promoveu encontros e vivências da artista de etnia Guajajara (Maranhão) com diversas etnias indígenas do Brasil, sendo estes momentos registrados em formato de documentário, sendo lançado no dia 12 de Outubro, data de celebração na América Latina do Dia da Resistência Indígena.

“Os encontros com tantas etnias indígenas em grandes capitais brasileiras me trouxeram a real noção do apagamento que ainda temos no país. Foi emocionante cantar e me conectar com tantas pessoas que, de alguma maneira, se identificam com o meu trabalho e nele se fortalecem para reexistir. Espero que o documentário chegue a muitas pessoas e que seja mais uma contribuição para o crescimento da Música Popular Originária”, afirma Kaê.  

O documentário realizado pela Azuruhu, selo voltado ao desenvolvimento de artistas indígenas, fundado por Kaê, será disponibilizado no YouTube, e conta com a direção de Kandu Puri e assistência de Abi Salinas.

“Este projeto, assim como os demais selecionados pelo edital Natura Musical, tem a potência de gerar impacto positivo no ecossistema onde está inserido. Isso se traduz em ações de inclusão, sustentabilidade, apoio à diversidade e educação. São pilares fundamentais para as mudanças que desejamos vivenciar no mundo”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Sobre Kaê Guajajara

Artista da Música Popular Originária (MPO) e nascida em Mirinzal, no Estado do Maranhão, Kaê Guajajara, 30 anos, se mudou para o complexo de favelas da Maré (RJ) ainda criança buscando por sobrevivência, uma vez que sua família estava em zona de conflito com madeireiros, habitando uma terra indígena não demarcada.

Kaê vê na música uma forma de resistir e difundir o conhecimento sobre os povos originários, aldeados ou não, mantendo elementos ancestrais e combinando linguagens contemporâneas.

Com dois discos lançados, suas turnês circulam em palcos como Rock the Mountain (Rio de Janeiro), Festival do Futuro (Brasília), Conservatório da Praça das Artes (São Paulo), MECA (São Paulo) e “Pororoca” em Defesa da Amazônia, ONU (Central Park, NY).

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Mahmundi faz show de sua nova turnê Amor Fati na Casa Natura Musical

Bloco do Johnny Hooker convida CLEO, Mateus Carrilho e Potyguara Ba...

Novo EP de Killauea mostra versatilidade da artista no universo da ...

Mart‘nália apresenta seus maiores sucessos no palco da Casa Natura ...

Gabeu e Joana Castanheira lançam single de “sofrência queer&#...

Iane Gonzaga exalta amor entre mulheres pretas em single “Como Você”

Jão revela data de lançamento do novo álbum, “Super”, e...

Rapper Iza Sabino canta amores lésbicos e o protagonismo das mulheres

Leci Brandão e bloco Siga Bem Caminhoneira celebram o Dia da Visibi...

Virada Cultural: 20 programações LGBTQIAP+ imperdíveis

Transforma Música: evento gratuito sobre mercado musical para pesso...

Filipe Catto apresenta o show inédito “Catto canta Gal”no Sesc Bom ...