BLOG

 CCBB-SP complementa a Virada Cultural e recebe Jup do Bairro neste sábado 

Neste sábado, 24 de maio, o Anexa_CCBB: Movimentos Miméticos acontece concomitantemente com a Virada Cultural de São Paulo com uma apresentação especial da artista Jup do Bairro, marcada para às 17h, no espaço anexo do Centro Cultural Banco do Brasil. O evento também contará com DJ sets de AmadoPeace, Golden Kong, Chediak e Deekapz.

Jup do Bairro é multiartista paulistana que provoca reflexões sobre corporalidades por meio da fricção entre música, cinema e artes plásticas. Lançou de forma independente o EP Corpo sem Juízo (2020), premiado como “Revelação” pela APCA e pelo Multishow. Desde então, se apresentou em festivais como Lollapalooza Brasil, Carambola, Coquetel Molotov e Popload. Em in.corpo.ração (2024), rememora o passado e investiga as “tecnologias travestis” que sustentam sua existência em meio às conexões caóticas do presente. 

AmadoPeace é um duo composto por Tainá Amado e Laura Peace copm foco em house, sons baleáricos, música brasileira e outros achados do mundo. Natural de São Paulo, Golden Kong iniciou sua trajetória musical movido pela paixão por inovação. Cofundador da gravadora Solta, voltada à promoção de artistas eletrônicos brasileiros, impulsionou também sua atuação como produtor. Em parceria com S.lva, formou o duo French Touch Arcade Fighters. Seu som transita entre techno, house, neo-rave, lo-fi e baile funk, consolidando sua identidade sonora. A programação conta, ainda, com Chediak, integrante da Leigo Records e criador da Speedtest Rave. Ele define seu som como “música elétrica” e trabalha com gêneros como drum ’n’ bass, jungle, garage, ambient, footwork, techno e house. Com passagens pelas principais pistas do underground brasileiro, também assina produções para nomes como Pabllo Vittar, Fresno, Tuyo, entre outros. 

Para finalizar o dia, o duo Deekapz, que se firmou como um dos principais nomes da cena eletrônica independente no Brasil, explora variações da fusão entre eletrônico e beats de funk brasileiro, com infusões de rap, pop e soul. O som do Deekapz já passou por alguns dos maiores festivais do país, como Lollapalooza Brasil, AFROPUNK Brasil, Primavera Sound e The Town, além de ganhar os palcos da Europa e América Latina. 

Feira Ponto no CCBB: gastronomia, rastreabilidade e afeto 

No dia 24 de maio a A Feira Ponto ocupa novamente a Rua da Quitanda com estandes de produtores que valorizam a rastreabilidade, a produção local, práticas agroecológicas e modos de vida mais conscientes. A curadoria é assinada pelo chef colombiano radicado no Brasil Mario Panezo

Entre os participantes, está Minha Vó Fazia, que oferece cookies artesanais com receitas afetivas. Café Certo oferece cafés especiais com perfis sensoriais personalizados; a vinícola Bella Quinta, de São Roque (SP), elabora vinhos artesanais maturados em ânforas de cerâmica, enquanto Barbagianni é uma pequena importadora especializada em vinhos naturais italianos. A Gloriosa Pimenta é uma marca familiar apaixonada por…pimentasComo opções de lanches, Leal Lanchonete, com opções inspiradas em comida de rua, unindo ingredientes brasileiros a toques asiáticosYeah! Manjah, focada em pesca sustentável que respeita os ecossistemas marinhos, oferecendo, no dia do evento, ostras frescas direto do mar. Para coroar a seleção, Caso Bar + Single Fin com coquetelaria usando gin Single Fin, produzido na Barra do Sahy valorizando insumos regionais. 

Instalações e videoarte: bioarquitetura, inteligência artificial e sensorialidade 

Instalações e vídeos dos artistas CracaGiselle BeiguelmanAndrea BarbourAtelier Marko BrajovicMotta & LimaBalojiLaima LeytonIggor Cavalera e Antonio Cavalera e Marko Brajovic ocupam o espaço anexo do CCBB, todos os dias, com exceção das terças, até o dia 22/06. Tendo como ponto de partida o mimetismo – fenômeno biológico em que seres vivos se adaptam ao ambiente por meio da imitação -, a mostra propõe uma reflexão sobre ecossistemas artísticos e uso da tecnologia na arte. As obras utilizam desde materiais orgânicos e recicláveis até inteligência artificial, propondo novas formas de percepção, consciência ambiental e diálogo entre tecnologia e natureza.

O artista Craca apresenta duas instalações sonoras: Ouvir, um experimento interativo com inteligência artificial em que seres digitais assimilam os sons do público e constroem um vocabulário coletivo, e Audiowall, uma parede de alto-falantes que ocupa o entorno do prédio com ambiência imersiva inspirada na cultura soundsystem. 

O Atelier Marko Brajovic exibe a escultura R.N.A. (Ressonância Natural Adaptativa), uma estrutura biomimética de “anarquitetura” que se integra ao ambiente e convida à reflexão sobre novos modos de habitar, além do vídeo Reflexos e Reflexões, filmado nas margens do rio Jauaperi, na Amazônia, que capta visualmente os ritmos da floresta.

Giselle Beiguelman propõe em Beleza Corrosiva uma paisagem distópica criada por inteligência artificial, onde lixo eletrônico e natureza se entrelaçam em uma estética entre o sublime e o tóxico. Ao longo de toda a exposição, o público poderá descartar resíduos eletroeletrônicos diretamente na instalação, em um processo colaborativo de transformação e ressignificação desses materiais, que serão encaminhados à reciclagem ao final do projeto.

A dupla Motta&Lima transforma um monitor de vídeo em objeto escultórico: trata-se da obra Sublimação, que revela o interior do aparelho como recipiente para nuvens digitais.

Já Olho de Mulungu, de Andrea Barbour, é um vídeo e instalação que parte de objetos encontrados para construir uma “ecologia dos sentidos”, conectando resíduos, espiritualidade e memória.

O videoclipe Zombies, do artista congolês Baloji, investiga a relação entre consumo, tecnologia e descarte, enquanto Afterlife, de Laima Leyton, Iggor Cavalera e Antonio Cavalera, reflete sobre a crise ambiental por meio de sons da natureza em risco de extinção e imagens processadas pelo som. 

Recicle seu lixo eletrônico!

Através de uma parceria com a iWrc Brasil e Coopermiti, a obra Beleza Corrosiva, de Giselle Beiguelmandisponibiliza ao público um ponto de coleta de lixo eletrônico seletivo, que poderá ser incorporado à obra em um processo colaborativo. Ao final do projeto, todo o material será destinado à Coopermiti para finalidades de reciclagem.

A doação de materiais pode ser realizada de 26/04 à 22/06/2025, todos os dias, das 12h às 20h, exceto às terças – espaço anexo do CCBB, 1º andar

Itens permitidos incluem aparelhos eletroeletrônicos e fios provenientes desses equipamentos, tais como impressoras, laptops, tablets, CPUs, telas, teclados, modems, placas de vídeo e/ou som, aparelho de som, caixas de som etc. Itens não permitidos

incluem itens  de linha branca e que não sejam eletroeletrônicos, como geladeira, fogão, forno, exaustor, máquina de lavar roupa, máquina de secar, micro-ondas, materiais hospitalares, lâmpadas, pilhas, alimentos, embalagens, etc.

O projeto Anexa_CCBB: Movimentos Miméticos é realizado pela produtora cultural Cinnamon, o projeto segue em cartaz até 22 de junho de 2025 e propõe uma ocupação artística multilinguagem que transforma o espaço anexo do CCBB São Paulo em um verdadeiro ecossistema sensorial. A programação reúne instalações, videoarte, música ao vivo, palestras e ações sustentáveis, explorando as fronteiras entre natureza, arte e tecnologia. Programação completa está no Instagram do projeto

Sobre a Cinnamon

A Cinnamon é uma produtora de conteúdo e cultura que atua desde 2002 desenvolvendo projetos no Brasil e no exterior, envolvendo artistas como Björk, Mick Rock, Will Smith, Roman Polanski, Ennio Morricone, Michel Gondry, Cat Power, Matthew Barney, Jum Nakao, Nelson Leirner, Berna Reale, entre muitos outrosCom experiência em audiovisual, música, artes visuais e arte e tecnologia, a Cinnamon conecta pessoas, marcas e instituições por meio de experiências que ampliam o alcance da criação artística e geram impacto cultural real.  www.cinnamon.com.br

Sobre o CCBB SP

O Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado para formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção de nosso espaço em um prédio, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade. Temos como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas. Acreditamos que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só,  já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.  

Programação do sábado, 24.05

  • Instalações e videoarte
    De 26 de abril a 22 de junho de 2025, diariamente (exceto terças), das 9h às 20h, no prédio anexo do CCBB São Paulo
    Artistas participantes: Craca, Giselle Beiguelman, Atelier Marko Brajovic, Motta&Lima, Andrea Barbour, Baloji, Laima Leyton, Iggor Cavalera & Antonio Cavalera, Marko Brajovic
  • Ocupações sonoras

Ocupação sonora #2
Sábado, 24 de maio, no prédio anexo e entorno do CCBB-SP

14h00 — AmadoPeace (DJ set)
15h30 — Golden Kong (DJ set)
17h00 — Jup do Bairro (pocket-show)
17h30 — Chediak (DJ set)

19h00 Deekapz (DJ set)

  • Feira Ponto (Rua da Quitanda)
    24 de maio, das 12h00 às 20h00, na Rua da Quitanda 

Informações atualizadas de expositores no Instagram do projeto: @movimentosmiméticos

  • Coleta de lixo eletrônico (instalação Beleza Corrosiva, Giselle Beiguelman)
    Durante todo o período da exposição – das 12h às 20h (exceto terças)

Consulte a cartilha de quais materiais poderão ser destinados aqui. Materiais não elegíveis não serão aceitos. 

Serviço: Anexa_CCBB: Movimentos Miméticos

Data: 26 de abril a 22 de junho de 2025  

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo  

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico | São Paulo/SP  

Anexo – Rua da Quitanda, 80 

Entrada gratuita  

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Funmilayo Afrobeat Orquestra realiza shows gratuitos com protagonis...

Celebrando identidade preta, LGBTQI+ e periférica, Silas Niehaus la...

Festival Transforma Música celebra a música queer brasileira com ev...

Siamese lança álbum narrando sua trajetória artística

Nathalia Bellar lança faixa “Deixa eu Colar” evidencian...

Marco Antonio Fera lança clipe sobre as possibilidades de relações ...

Oficina de canto para pessoas trans e travestis acontece em Petrolina 

Com programação especial, Casa Natura Musical celebra o Mês do Orgu...

L’homme Statue lança videoclipe para a dançante e emocional &...

Marina Lima celebra sua carreira em show único na Casa Natura Music...

Mahmundi faz show de sua nova turnê Amor Fati na Casa Natura Musical

Bloco do Johnny Hooker convida CLEO, Mateus Carrilho e Potyguara Ba...