BLOG

Oficina de canto para pessoas trans e travestis acontece em Petrolina 

A voz é a principal ferramenta para quem trabalha com ela na área da música. Ao longo dos anos, muitos vocalistas perdem as habilidades vocais por não se atentarem aos seus cuidados. Pensando nisso, e focando em artistas trans e travestis do Vale do São Francisco, a Canoeiras Produções está promovendo o workshop ‘Transcentrando Cantos’. O projeto busca auxiliar na carreira musical, essas pessoas que não têm condições de pagar por aulas de canto ou sair da região para fazer cursos.

Com duração de um pouco mais de um mês, a oficina dividida será em três etapas: ‘A voz é minha’ com técnicas básicas de canto; ‘O brilho’ momento de conhecer melhor a própria voz e saber como se preparar para um show; ‘Mostra Pedagógica Transcentrando Cantos’ que será o momento de apresentar o que aprenderam ao longo do workshop. “Transcrentrando Cantos é uma oficina que nasce da necessidade de incluir pessoas trans e travestis em ambientes educacionais e de trocas afetivas. Estar participando dessa imersão é algo novo e mágico no Vale Do São Francisco”, diz a assistente de produção e aluna da oficina, Killauea , que também é cantora e compositora. 

O projeto também é uma busca pela autoestima da população que infelizmente está à margem da sociedade e encontra na arte um motivo para viver. A oficineira e cantora Camila Yasmine, tem se agendada feliz e realizada de poder contribuir com a iniciativa. “É uma oportunidade de mediar as relações de pessoas trans com a própria voz tornando essa experiência um momento de cura e troca”, afirmou. 

Observando a demanda de pessoas trans/travestis pela busca de potencializar seus trabalhos, o idealizador do projeto Jackson Vicente, que trabalha com produção cultural em Petrolina, acompanha esses artistas e sente a necessidade de colocar uma ideia na prática. “Por muitas vezes encontramos lugares que não abraçavam as diferenças. Quando achávamos, esses lugares eram distantes e o financeiro era afastado pela locomoção e mensalidade do curso”, disse. 

O projeto reserva uma ajuda de custo e vale transporte, valores exclusivos para cada participante, para ampliar o alcance e a avaliação do trabalho desses artistas. Essa é uma forma de cultivo a permanência dessas pessoas no caminho da arte, valorizando seus trabalhos e contribuições a produção artística de pessoas trans e travestis no interior de Pernambuco. Os participantes certificam certificados impressos e online do projeto com nome social e caga horária.  

Ao final das oficinas, os artistas poderão mostrar o resultado do aprendizado em um show, no dia 12 de junho, com entrada GRATUITA.

Mais informações aqui.

Foto de capa: Jackson Vicente

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Com programação especial, Casa Natura Musical celebra o Mês do Orgu...

L’homme Statue lança videoclipe para a dançante e emocional &...

Marina Lima celebra sua carreira em show único na Casa Natura Music...

Mahmundi faz show de sua nova turnê Amor Fati na Casa Natura Musical

Bloco do Johnny Hooker convida CLEO, Mateus Carrilho e Potyguara Ba...

Novo EP de Killauea mostra versatilidade da artista no universo da ...

Kaê Guajajara lança documentário da turnê ‘Kwarahy Tazyr’

Mart‘nália apresenta seus maiores sucessos no palco da Casa Natura ...

Gabeu e Joana Castanheira lançam single de “sofrência queer&#...

Iane Gonzaga exalta amor entre mulheres pretas em single “Como Você”

Jão revela data de lançamento do novo álbum, “Super”, e...

Rapper Iza Sabino canta amores lésbicos e o protagonismo das mulheres