BLOG

MPF convoca audiência pública para instalação de Comissão Nacional Indígena da Verdade

O Ministério Público Federal (MPF) realizará no próximo dia 27 de outubro, das 14 às 18 horas, audiência pública sobre a criação de uma Comissão Nacional Indígena da Verdade.

O objetivo é colher sugestões para a implementação das recomendações constantes dos textos temáticos do relatório produzido pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), publicado em dezembro de 2014. A CNV, que investigou os crimes praticados durante a ditadura militar no Brasil, formulou diversas recomendações relacionadas aos povos indígenas, entre elas, a necessidade de que fosse instalada uma Comissão Nacional Indígena da Verdade, exclusiva para o estudo das graves violações de direitos humanos cometidas contra esses povos.
 
Entre as violações, além de violências físicas, torturas e assassinatos, os indígenas foram alvo, de modo generalizado, de esbulho e subtração territorial. Por isso, a CNV também recomendou que fosse criado grupo de trabalho no âmbito do Ministério da Justiça para organizar a instrução de processos de anistia e reparação aos indígenas atingidos por atos de exceção, com especial atenção para os casos do Reformatório Krenak e da Guarda Rural Indígena, assim como a execução de ações de recuperação ambiental das terras indígenas esbulhadas e degradadas, como forma de reparação coletiva pelas graves violações decorrentes da não observação dos direitos indígenas na implementação de projetos de colonização e grandes empreendimentos realizados entre 1946 e 1988.

Para possibilitar um maior número de participantes, a audiência pública será realizada no formato híbrido: presencial, na sede do MPF em Belo Horizonte, e virtual, por meio da plataforma Zoom, em link a ser posteriormente divulgado.

Os interessados em participar dos debates deverão manifestar seu desejo enviando e-mail para “prmg-ofício18@mpf.mp.br” até o dia 21 de outubro de 2022. A solicitação de participação deverá conter a qualificação do expositor ou do órgão ou entidade interessados.

Para mais informações, clique aqui para ler o edital.

Serviço:

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO NACIONAL INDÍGENA DA VERDADE
Data: 27 de outubro de 2022
Horário: 14 às 18 horas
Formato: Presencial (auditório da PR-MG) e não presencial (plataforma Zoom e transmissão pela TV MPF, no Youtube)
Endereço da PR-MG: Avenida Brasil, 1877 – Bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG

Foto de capa: Reprodução/ Rubens Valente

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Memorial da Resistência promove programação especial de encerrament...

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...

Como surgem e se espalham os projetos de lei contra LGBTQIA+ no Brasil

Ministério destina R$ 8,5 milhões em ações para população LGBTQIA+

MST realiza o 1º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Sem T...

MPF pede revogação de norma do CFM que recomenda cirurgia precoce e...

O que diz nova resolução do Governo de SP sobre pessoas LGBT+ no si...

Paradas LGBTQIA+ viram alvo de perseguição política no Brasil

Casos de HIV cresceram 17% no Brasil, aponta boletim do Ministério ...