BLOG

O que rolou na Casa 1 no primeiro bimestre de 2021

A gente sempre teve por hábito comunicar todo mundo que acompanha a Casa 1 sobre o que estamos fazendo, e com a pandemia e a impossibilidade de ter as pessoas aqui com a gente vendo tudo rolar, começamos a fazer também vídeos mensais e depois bimestrais reunindo tudo o que movimenta o projeto.

Com um ano de isolamento, vídeos e lives que eram tão presentes no começo acabaram de certa forma sobrecarregando nosso dia a dia. Por isso, agora em 2021, nossas atualizações vão acontecer em formato de post e tudo com link para você conferir o que perdeu, ou então rever o que gostou. Vamos lá?

Serviço Social

Foram entregues 1440 copos de água com lacre para população LGBT+ e população em situação de rua, cerca de 1500 máscaras de tecido, 586 cestas básicas e 30 mil itens de produtos da Mãe Terra doados pela Unilever. São farinhas, biscoitos, granolas, pipocas e diversos outros produtos entregues diretamente para o público ou repassados para cerca de 60 outras organizações da sociedade civil.

No campo de acolhida, seguimos com cinco moradores e moradoras, numero máximo possível de atendimento por conta dos protocolos sanitários. Foram realizadas ainda 15 triagens com encaminhamentos para outros serviços que contam com possibilidade de atendimento direto.

Clínica Social Casa 1

Foram realizados 39 plantões de escuta, a partir do retorno dos atendimento em 13 de janeiro. 55 pacientes seguem em atendimento psicoterápico continuado e 36 atendimentos psiquiátricos. Todos os atendimentos da Clínica Social Casa 1 seguem acontecendo virtualmente.

Presencialmente, o espaço da Clínica segue apenas ofertando o serviço da pesquisa PrEP 15-19, que realiza o atendimento de jovens entre 15 e 19 anos para PrEP. O trabalho é realizado pela equipe da Faculdade de Medicina da USP e você pode saber mais aqui.

Biblioteca Comunitária Caio Fernando Abreu

Foram realizados 318 atendimentos, sendo a grande maioria de entregas e recebimentos de doações. No campo das doações, foram 1.395 títulos doados entre livros, DVDs, CDs, histórias em quadrinhos e revistas. 830 deles entregues por meio do projeto Balaio Literário, em que a comunidade/vizinhança retira as obras que lhe interessam.

Os outros títulos foram encaminhados para EMEF Celso Leite Filho (Bela Vista), Associação Lar Ternura (Parque Ipe), Lar Apóstolo Simão Pedro (Vila Mazzei), Associação Cultural Nossa Senhora das Graças (Bela Vista), Associação Cultural Marieta Dutra / Biblioteca comunitária (Guarulhos) e Jardim Miriam Arte Clube – Jamac (Jardim Miriam).

Foram entregues ainda 88 kits com material de leitura (livros infantis e HQs), material de desenho, material escolar e/ou brinquedos para crianças.

Seis voluntários seguem organizando o acervo, sempre em horários diferentes e á portas fechadas. Também realizamos programações online, com o Biblioteca Convida, recebeu quatro encontros virtuais, com os autores e autoras Mário César, Kaio Phelipe, Lara Ximenes e Juca Xavier.

Você pode conferir todos os papos do Biblioteca Convida aqui.

Programação

O English To Transform, projeto de aula de línguas da Casa 1 segue disponibilizando aulas online no Youtube e realizando encontros virtuais de inglês e espanhol para 15 membros da equipe de funcionários e funcionárias da casa.

Já o Ponto de Encontro, nossa programação de contrapartida da Lei Emergencial de Cultura Aldir Blanc realizou nove conversas com grupos e coletivos de diferentes linguagens artísticas, que acontecem em todas as regiões da cidade de São Paulo. Os bate-papos falaram sobre os desafios de fazer cultura em tempos de pandemia.

Você pode assistir a todos os Pontos de Encontro aqui.

Também aconteceram três oficinas de automaquiagem onlin,e que começaram no dia 05 de fevereiro. Ainda rolou o lançamento do segundo dossiê do Instituto Temporário de Pesquisa Sobre Censura, com texto de Marcos Visnadi – uma História da AIDS no Brasil, áudio da Neon Cunha – As bocas do Lixo e do Luxo e uma aula com Ronaldo Serruya e Fabiano de Freitas sobre “ Os primeiros anos da epidemia de HIV/AIDS no Brasil”.

Você confere todos os conteúdos no site do Instituto Temporário de Pesquisa Sobre Censura.

Um dos destaques da programação é também o lançamento do primeiro podcast da Casa 1, o Passagem Só de Ida, que conta a trajetória de pessoas LGBT+ brasileiras e imigrantes que migraram para a cidade de São Paulo. No primeiro programa: GG ou Madonna Duarte de Beverlly Hills em Hollywood. Todos os episódios estão disponíveis no site do programa.

IV Semanda de Visibilidade Trans

No dia 29 de janeiro aconteceu uma transmissão ao vivo do Teatro Oficina, com os pockets shows de Alice Guél e Danna Lisboa e do espetáculo “Wonder! – vem pra barra pesada”, com Wallie Ruy.

Por conta da Pandemia, toda a programação da IV Semana da Visibilidade Trans foi virtual e com curadoria de Renata Carvalho, incluindo a oficina mediada por Daniel Veiga, que resultou na publicação do livro Escrivivências, com nove autores e autoras. Está disponível aqui.

Houve também a publicação do primeiro livro da coleção Traviarcado, com textos de Sara Wagner York, Bruna Benevides (Antra) e Ian Geike. Nesse processo, foram remunerados 16 profissionais trans, travestis e não bináries.

E para saber mais, basta acompanhar a gente no nosso site e nas nossas redes sociais!

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Casa 1 realiza VII Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não B...

O que rolou de graça na Casa 1 em fevereiro

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

O que rolou de graça na Casa 1 em janeiro

Os quadrinhos de Alison Bechdel

Casa 1 celebra 7 anos de existência e impacto social no Bixiga 

Com curadoria de Mel, Casa 1 realiza VII Semana de Visibilidade Tra...

Aprovada no PROMAC, Casa 1 busca captar recursos para manutenção an...

O que rolou de graça na Casa 1 em dezembro

Casa 1 realiza formatura de últimas turmas profissionalizantes de 2023

Tudo que rolou de graça na Casa 1 em novembro