BLOG

Vitrine Filmes exibirá “Amigo Secreto” em sessão especial gratuita

Documentário de Maria Augusta Ramos será transmitido ao vivo na próxima quinta-feira, 27/10, e ficará no ar por 24 horas

“Amigo Secreto”, documentário sucesso de crítica dirigido por Maria Augusta Ramos, terá exibição única aberta ao público, das 19h da próxima quinta-feira, 27 de outubro, às 19h de sexta, 28, no canal da Vitrine Filmes no Youtube. O longa-metragem se detém às investigações da Operação Lava-Jato, que levaram à prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora candidato à reeleição, e ao posterior escândalo envolvendo juízes e procuradores, acusados de manipular informações e cometerem ilegalidades jurídicas. Produzido por Nofoco Filmes, Docmakers e Gebrueder Beetz Filmproduktion e coproduzido e distribuído pela Vitrine Filmes, o doc brasileiro-alemão-holandês é o segundo documentário mais assistido nas salas de cinema do Brasil em 2022 e ficou em cartaz por 10 semanas, totalizando 15.254 espectadores.
 
Com abordagem direta do processo registrado em cena, a diretora adota três instâncias principais para fazer sua linha narrativa: o trabalho de jornalistas do The Intercept Brasil e do El País Brasil na apuração do que ficou conhecido como “Vaza-Jato”; imagens de arquivo, como o depoimento de Lula diante do ex-juiz Sergio Moro, figura-chave em todo o processo; e a costura de imagens contemporâneas de protestos e movimentações em torno de Jair Bolsonaro, eleito presidente da República em 2018. 
 
Maria Augusta permite que seus personagens, em especial os jornalistas, circulem pelo filme como se sempre fizessem parte dele. No trabalho, em casa ou em entrevistas diretamente com suas fontes, figuras como Leandro Demori, Carla Jiménez, Regiane Oliveira e Marina Rossi têm documentadas as tensas rotinas de trabalho e a apreensão de estarem diante de um episódio que alterou os rumos do país.

Para a diretora, a sessão especial aberta, tem um importante papel às vésperas das eleições do segundo turno: “O filme ‘Amigo secreto’ mostra a linha histórica de ilegalidades que vêm desde a Operação Lava-Jato, passa pela prisão ilegal do ex-presidente Lula, chegando até este momento em que convivemos com o risco real de nova ruptura do nosso Estado Democrático de Direito. Acredito que seja um documento importante sobre esse período, assim como um filme a ser visto por aqueles que ainda não se deram conta da gravidade do que estamos vivendo”, ressalta.


Sinopse 

Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de  mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava-Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia.  
  

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

Paradas LGBTQIA+ viram alvo de perseguição política no Brasil

Casos de HIV cresceram 17% no Brasil, aponta boletim do Ministério ...

Deputadas federais LBTs apresentaram 21 PLs pró-LGBTQIA+, em 2023

Governo Lula anuncia a quarta edição da Conferência Nacional LGBTQIA+

16 filmes e séries com personagens sapatão para ver em casa

Cinema gratuito e ao ar livre apresenta “Cartas para Além dos...

‘Se for evento hétero, podem’: vereadores querem impedir criança na...

Museu da Língua Portuguesa exibe curtas-metragens do 31º Festival M...

Festival Transforma de cinema anuncia programação

MDHC prorroga prazo para participação social em levantamento sobre ...

Lula veta parcialmente projeto de marco temporal do Congresso