BLOG

Osasco terá 5ª Parada LGBTQIA+ após 11 anos de recesso

A quinta edição da Parada LGBTQIA+ de Osasco já tem dia e hora marcados: será em 31 de julho, domingo, a partir do meio dia, na rua da estação CPTM Osasco. Com o tema “Osasco de Todas as Famílias”, o evento pretende reunir 15 mil pessoas e atrações locais e nacionais. A realização será apoiada por pequenas empresas e comércios da região e por uma “vaquinha online”.

“Em tempos de ódio que estamos vivendo, festejar também é um ato de resistência”, ressalta Higor Andrade, organizador da Parada e co-vereador pela Mandata AtivOz. “Mas, para além disso, pretendemos cobrar políticas públicas para nossa população que é tão invisibilizada e violentada nesse País, e esquecida no nosso município”, resume.

O tema “Osasco de todas as famílias” visa mostrar que a população LGBTQIA+ também tem família e essas famílias merecem ser respeitas, independentemente de sua composição.

Também é uma forma de pedir que essa população seja tratada com mais respeito, pois vivem, trabalham, estudam e pagam impostos na cidade de Osasco – e demais localidades da região metropolitana de São Paulo.

Segundo Andrade, voltar com a Parada em Osasco depois de um hiato de 11 anos, é mostrar que “não estamos sós em uma cidade que ainda é muito conservadora. Só temos uma cadeira de oposição na Câmara, a única que luta pela pauta LGBTQIA+, temos que mostrar nosso posicionamento e convidar todos a somar nessa causa. Todas as famílias! Afinal, a luta por
respeito e dignidade deveria ser de todas as pessoas”, pontua.

As atrações ainda serão divulgadas.

Evento foi descontinuado por falta de incentivo público

Osasco, que ostenta o título de 6º maior PIB do Brasil e soma população de 701 mil pessoas, já teve 4 edições da Parada LGBTQIA+, de 2008 a 2011. A última delas, ganhou o título de “2ª maior do país”, depois de reunir 80 mil pessoas.

A série foi descontinuada devido à falta de apoio da prefeitura. Agora, ressurge para alegrar aos osasquenses e moradores de cidades da região, como Jandira, Cotia, Barueri, Itapevi e Carapicuíba, entre outros. Os organizadores esperam mobilizar, também, os moradores da
Zona Oeste de São Paulo, personalidades e artistas de todo o Brasil, somando um público de 15 mil pessoas durante o evento.

A 5ª edição da Parada LGBTQIA+ de Osasco (ParadaOz) é organizada por Higor Andrade e conta com o apoio de diversos militantes, da Comissão de Diversidade da OAB-Osasco, das Mães da Resistência e da Comissão de Diversidade de Osasco. Os órgãos responsáveis pela liberação e segurança do evento, como DEMUTRAN, Guarda Civil e Polícia Militar, já foram devidamente informadas da realização da Parada.

SERVIÇO

5º Parada LGBTQIA+ de Osasco
31 de julho de 2022 – a partir das 12h
Concentração: Rua da Estação

Foto de capa: Agência Brasil

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Funmilayo Afrobeat Orquestra realiza shows gratuitos com protagonis...

Livro reúne relatos de homens que escrevem aos pais sobre sua sexua...

4ª edição do Festival Vórtice reúne obras que abordam sexualidade e...

Museu da Diversidade Sexual inaugura nova exposição sobre envelheci...

ParadaSP 2025 destaca cuidados com o envelhecimento em programação ...

Mario Oshiro e Dominic Amaral lançam HQ sobre conexão e representat...

Roda de Conversa discute transfobia em Terreiros

29ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo celebra as pesso...

Conheça as HQs de Kael Vitorelo na Biblioteca da Casa 1

Potyguara Juão Nyn, estreia no Sesc Avenida Paulista com TYBYRA

Direitos LGBT+ enfrentam reação negativa do setor de tecnologia, ma...

Peça ‘Zona Lésbica’ tem exibição gratuita no CCBB RJ