BLOG

Câmara Federal promove audiência pública sobre violência política de gênero

Uma proposta da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) resultou em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados com a presença de vereadores de todo País. O objetivo é discutir ameaças, agressões e violência que têm vitimado vereadores e vereadoras nos diversos municípios do Brasil.

A proposta também foi assinada por outros deputados do Partido dos Trabalhadores, Helder Salomão (ES), Marcon (RS) e Frei Anastácio (PB).

Os deputados denunciam que vereadoras e vereadores vêm sendo vítimas de ataques diversos por conta de sua atuação em defesa de minorias. Os deputados citam dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais que mostram o aumento dos crimes contra esse grupo. “No ano passado, pelo menos 175 pessoas foram mortas no Brasil em razão da transfobia, o que representa um aumento de 41% em relação a 2019 e que coloca o País na liderança do ranking mundial desse tipo de crime”, relatam na justificativa do requerimento.

O caso mais recente foi o da vereadora de Niterói (PSol-RJ), Benny Briolly, que, na semana passada, anunciou ter saído do Brasil face às constantes ameaças à sua vida.

Os deputados também querem apurar violência ocorrida na cidade de Recife contra a vereadora Liana Cirne (PT-PE), atingida nos olhos com spray de pimenta, durante manifestação contra o governo federal.

Liana Cirne e Benny Briolly foram convidadas para o debate, entre outros vereadores.

É possível assistir a audiência completa aqui e ler o texto da proposta aqui.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Como foi a Aula Magna da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das P...

Tudo que rolou na mesa de abertura da 4ª Conferência Nacional dos D...

Rio de Janeiro pode ter Programa Cassandra Rios de Apoio e Fomento ...

Com bancada conservadora maior, Senado dobra projetos anti-LGBTQIA+...

Mais de 220 pessoas LGBTQIA+ foram eleitas em 2024

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

Políticos pagaram mais de cem anúncios contra crianças trans em um ano

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...