BLOG

Campanha “Camisinha na Folia” leva preservativos e gel lubrificantes gratuitos para o Carnaval de São Paulo

A Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde estima distribuição de 2 milhões de preservativos e 500 mil sachês de gel lubrificante; ações serão realizadas por Agentes de Prevenção uniformizados na cor verde neon em diversos blocos de rua do centro da capital.

Após as festividades que inauguraram oficialmente a temporada de folia na cidade de São Paulo no último final de semana, o carnaval levará centenas de blocos às ruas e avenidas da capital entre os dias 17 e 21 de fevereiro. Neste período, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo dará continuidade à 21ª edição da campanha “Camisinha na Folia” nos principais blocos da região central, promovendo a distribuição gratuita de preservativos e sachês de gel lubrificante aos foliões.

“Com a expectativa de diversos blocos de rua pela cidade, é importante garantir o acesso a métodos preventivos para toda a população”, afirma Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo. “A folia é feita de alegria e fica ainda mais divertida com saúde e prevenção. Por isso, a presença dos agentes nos blocos é fundamental para possibilitar um carnaval mais alegre com prevenção ao HIV e outras ISTs”.

A população também pode acessar preservativos gratuitamente em mais de 80 estações de metrô e terminais de ônibus da capital, bem como nas unidades de saúde.

Durante o carnaval, os insumos (preservativos internos, preservativos externos e gel lubrificante) serão distribuídos por agentes de prevenção uniformizados na cor verde neon, tema da ação deste ano, durante a concentração dos seguintes blocos:

SEXTA | 17 DE FEVEREIRO
Bloco “Ilú Obá De Min”

SÁBADO | 18 DE FEVEREIRO
Bloco “Minhoqueens”

DOMINGO | 19 DE FEVEREIRO
Bloco “Carnaursos”

SEGUNDA | 20 DE FEVEREIRO
Bloco “RebobiBloco”

TERÇA | 21 DE FEVEREIRO
Bloco “Sai, Hétero Mimimi!”
Bloco “Salete Campari”

Coordenadoria de IST/Aids estima distribuição de 2 milhões de camisinhas e 500 mil sachês de gel lubrificante durante toda a folia deste ano

A estimativa é que a população da cidade de São Paulo acesse 2 milhões de preservativos e mais de 500 mil sachês de gel lubrificante durante toda a temporada de Carnaval, que se encerra em 26 de fevereiro com a realização dos eventos que marcam o período de pós-carnaval. Com ações que tiveram início ainda em janeiro, a agenda de “PrEP na rua” leva equipes das unidades da Rede Municipal Especializada em HIV/Aids a diferentes regiões da capital para a oferta de testagens gratuitas, profilaxias de prevenção ao HIV e insumos (preservativos, gel lubrificante e autotestes para HIV.

Com o objetivo de expandir o acesso à Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e à Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), o Projeto PrEP na Rua é destinado especialmente aos grupos mais vulneráveis, garantindo que tenham acesso a métodos preventivos seguros, eficazes e gratuitos. Tanto a PrEP quanto a PEP consistem no uso de medicamentos antirretrovirais que, mediante exposição de risco ao HIV, impedem a infecção pelo vírus.

Agenda PrEP na Rua

A Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, irá realizar ações extramuros por diversas regiões da capital com o projeto “PrEP na Rua”. Serão mais de
30 ações ao todo.

Nesta semana, o projeto estará nos seguintes locais:

15/02
14h às 16h30 – Lapa
Rua Antônio Raposo, 73 – Lapa

15/02
14h às 18h – CRD Brunna Valin
Rua Major Sertório, 282 – Vila Buarque

16/02
16h às 21h – Hotel Chilli
Largo do Arouche, 610. Esquina com a Rua Jaguaribe.

17/02
13h às 17h – Centro de cidadania Laura Vermont
Avenida nordestina 453

18/02
14h às 18h – Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641

19/02
14h às 18h – Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 

Sambódromo (17 e 18 de fevereiro)
Como ocorre tradicionalmente, a Coordenadoria de IST/aids da cidade de São Paulo estará presente no sambódromo divulgando as ações do Carnaval 2023 e realizando a distribuição gratuita de insumos.

Para conferir a agenda completa de blocos de Carnaval de São Paulo e em quais deles os agentes de prevenção estarão fazendo as distribuições, acesse o site do nosso parceiro Blocos de Rua.com

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Casos de HIV cresceram 17% no Brasil, aponta boletim do Ministério ...

Cinema gratuito e ao ar livre apresenta “Cartas para Além dos...

Mulher trans teve cirurgia negada no SUS e leva Brasil à Corte Inte...

AzMina lança site que reúne todas as informações sobre aborto no Br...

O que você precisa saber sobre a ADPF 442, que pede a descriminaliz...

‘Pela vida das mulheres’: ato pela descriminalização do aborto reún...

Estudo aponta que negras são mais vulneráveis ao aborto no Brasil

A medicina está preparada para atender pessoas trans? A resposta é não

Valorização da vida, de janeiro a janeiro

Estudo realizado no Brasil, Quênia e Vietnã investiga saúde mental ...

Sexo entre vulvas e a desafiadora conversa sobre métodos de proteção

TJ-SP determina que planos de saúde paguem mastectomias em homens t...