BLOG

Casa 1 participa de III Encontro Regional para a Proteção de Refugiados e Migrantes LGBTQI+ nas Américas

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2022 aconteceu o “III Encontro Regional para a Proteção de Refugiados e Migrantes LGBTQI+ nas Américas na Colômbia” e nossa assistente social, Madalena Soares, foi a representante da instituição.

Além da Casa 1, 22 organizações de 14 países estavam presentes para discutir novas estratégias para transformação social e trocar experiências de espaços de acolhida!

Leia o comunicado oficial do encontro na íntegra

“Nós da Rede de Mobilidade Humana LGBTIQ+ queremos apresentar o trabalho conjunto realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2022 na cidade de Bogotá, Colômbia, durante o III Encontro Regional para a Proteção de Pessoas Refugiadas e Migrantes LGBTIQ+ nas Américas. Cada integrante da Rede realiza trabalho comunitário e/ou advocacy em seu respectivo país, por isso criamos ações que buscam fortalecer nossas capacidades de proteção e acompanhamento na defesa dos direitos humanos de refugiados e migrantes LGBTIQ+.

Dentre essas ações, podemos destacar o fortalecimento de nossas capacidades técnicas e conceituais, com o objetivo de propiciar que as organizações criem mecanismos de proteção e promoção dos direitos
humanos das pessoas no contexto da mobilidade humana da comunidade LGBTIQ+; a criação de ferramentas como o mapeamento de serviços de atendimento a essas pessoas nas Américas; e promover espaços de troca de experiências entre as organizações, principalmente as bem-sucedidas, para poder replicá-las.

A Rede busca influenciar governos locais e nacionais e espaços multilaterais, além de agências de cooperação e organizações internacionais de direitos humanos, para a criação de vínculos com a
sociedade civil e o reconhecimento das constantes dificuldades e violações dos Direitos Humanos a que estão expostas as pessoas LGBTIQ+ em situação de mobilidade humana e movimentos migratórios mistos.

Queremos ajudar para que a resposta a considere as necessidades dessas pessoas, levando em conta sua diversidade, não apenas por orientação sexual, identidade e/ou expressão de gênero e características sexuais diversas, mas também outras interseccionalidades que afetam e colocam em risco sua integridade. Nos comprometemos a contribuir para uma resposta mais eficaz e solidária.

Em relação ao fortalecimento interno da rede, propomos o seguinte:

  1. Queremos gerar instrumentos que permitam coletivizar a ação das
    organizações participantes da Rede.
  2. Pretendemos promover o fortalecimento interno por meio da formação
    em questões de mobilidade humana.
  3. Promoveremos o perfil das organizações que compõem a Rede, a fim de
    dar visibilidade ao trabalho coletivo.”

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Nathalia Bellar lança faixa “Deixa eu Colar” evidencian...

Damas produções faz nova temporada de Senhora X, Senhorita Y em São...

O trabalho de catalogação do acervo representativo da Biblioteca Ca...

Exposição “Lambe-Lambe – Histórias Sapatão” ocupa as ru...

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Tudo que rolou na Casa 1 em julho

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

Marco Antonio Fera lança clipe sobre as possibilidades de relações ...

Conhecendo mais sobre o movimento e os direitos LGBTI+em 3 livros

Espetáculo de dança e performance ROXA explora identidade de gênero...

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBT...

TRUPE EM TRÂNSITO estréia na zona leste o espetáculo de rua gratuit...