CASA-ESCOLA é um projeto pedagógico da Casa do Povo. Ao longo dos meses de programação, a CASA-ESCOLA pretende funcionar como espaço de aprendizado comum, onde os participantes possam trocar ferramentas, usar a Casa do Povo (e suas redes) e desenhar seus próprios percursos formativos, sejam eles individuais ou coletivos. O objetivo é encontrar pessoas que já estejam envolvidas com práticas coletivas que tangenciam as artes, e que procuram afinar o seu fazer coletivo.
Ool é a primeira edição da CASA-ESCOLA desenvolvida pela artista Luiza Crosman a convite da Casa do Povo.
O programa imersivo irá abordar questões acerca da ideia de coletividade sob uma perspectiva contemporânea: quais os significados da coletividade hoje e como praticá-la. O tema parte do reconhecimento de que, atualmente, a forma como nos agrupamos hoje não é mais a mesma. Redes sociais, plataformas, nacionalismos e a pandemia, ressignificam o que é estar junto, criar junto, atacar junto, resistir junto etc. Além disso, o assimétrico risco climático nos impele a reinventar a relação entre o humano e o planeta, o que nos leva a igualmente repensar o que é o humanismo. Esses são pontos que exigem uma reformulação tanto no imaginário da coletividade quanto nas infraestruturas que a tornam possível.
Durante o programa serão explorados formatos poéticos e pragmáticos de ação, compreendendo tanto propostas de ações ativistas quanto a criação de novas ficções. Os participantes de Ool não só terão acesso ao conteúdo online como também serão incentivados a se tornarem corresponsáveis pela propriedade do programa. Dessa forma, buscamos pessoas que tenham interesse em adquirir novos aprendizados, e que possam capacitar uns aos outros e trocar com o restante do grupo.
SERVIÇO:
O QUE É?
A CASA-ESCOLA é o projeto pedagógico da Casa do Povo. Nessa primeira edição, convidamos a artista Luiza Crosman para desenvolver um programa imersivo com inscrições abertas até 28/06.
Quais os significados da coletividade hoje e como praticá-la?
O programa Ool irá explorar formatos poéticos e pragmáticos de ação, compreendendo tanto propostas de ações ativistas quanto a criação de novas ficções. O nome Ool é inspirado em um personagem do texto “A Teoria da ficção como sacola”, da escritora Ursula Le Guin, que busca repensar a forma pela qual narramos nossas histórias coletivas.
O QUE VAI ACONTECER
Um programa imersivo que contará com o acompanhamento de 3 tutores convidados + 10 oficinas com convidados nacionais e internacionais + uma verba destinada para as ações coletivas que serão desenvolvidas durante o programa. Vale ressaltar que a grade curricular é um processo em construção em diálogo com interesses e habilidades dos participantes. Por isso, procuramos pessoas que queiram afinar seu fazer coletivo!
Acesse aqui a grade curricular e conheça os tutores.
QUANDO
O programa se divide em dois grupos de participantes, entre agosto de 2021 e junho de 2022. Cada grupo terá a duração de 5 meses. Os encontros acontecem online, mas também presencialmente na Casa do Povo para aqueles que residem em São Paulo capital.
COMO PARTICIPAR
Prepare seu material de inscrição:
Escreva uma carta de até 500 palavras ou grave um vídeo de até 3 minutos falando de seu interesse em relação ao programa e descrevendo como sua prática se insere em diferentes formas de coletividade.
Indique uma habilidade sua.
Conte sobre algum interesse seu no momento.
Preencha o formulário de inscrição até 28/06 aqui.