BLOG

ParadaSP 2025 destaca cuidados com o envelhecimento em programação voltada à população LGBT+ 60+

Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) escolheu como tema da edição de 2025 Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro, uma proposta para gerar reflexão sobre os cuidados com o envelhecimento da comunidade e também da necessidade de celebrar as histórias deste grupo. Como parte das homenagens da 29ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece no dia 22 de junho, domingo, na Avenida Paulista, o primeiro trio será o Trio Memória, formado exclusivamente por pessoas com 60 anos ou mais. A ParadaSP também amplia sua programação com atividades paralelas que abordam bem-estar, longevidade e o direito à vida plena em todas as fases da vida.

A partir do dia 29 de maio, entra em cartaz no Museu da Diversidade Sexual, em parceria com a ParadaSP, a exposição “O mais profundo é a pele”, com fotografias de Rafael Medina e curadoria de André Fischer. As imagens registram as marcas do envelhecimento em corpos LGBT+ cujas trajetórias ajudam a contar a história do movimento no Brasil, evidenciando resistência, orgulho, autoestima, beleza e sensualidade após os 60 anos.

Já dia 19 de junho, o Memorial da América Latina recebe a 24ª edição da Feira Cultural da Diversidade LGBT+, com destaque para o fortalecimento do empreendedorismo entre pessoas LGBT+ com mais de 50 anos. Parte da programação será voltada à valorização de trajetórias que optaram por empreender na maturidade. A feira reunirá expositores de diversas áreas, com atenção especial a histórias que refletem o envelhecimento ativo e o protagonismo da comunidade sênior.

No dia 21 de junho, a Corrida do Orgulho LGBT+ acontece no Shopping SP Market, com largada às 8h e percurso de 5 km. A programação prevê corrida e caminhada com trajeto pelo interior e entorno do shopping, incluindo o Parque da Mônica, além de atrações culturais e performances artísticas. Segundo a organização, a atividade reforça o papel do esporte como ferramenta de saúde coletiva e espaço de ocupação simbólica dos corpos LGBT+. As inscrições estão abertas pelo site www.corridaorgulho.com.br.

Nelson Matias Pereira, presidente da APOLGBT-SP e sócio-fundador da Associação, completa 59 anos no mesmo dia da corrida. “Tenho me dedicado à atividade física, mantendo uma rotina de exercícios e cuidando da saúde, mesmo em meio às muitas demandas que antecedem o Mês do Orgulho. Cuidar do corpo e encontrar locais acolhedores e de incentivo à ocupação dos corpos reafirma a importância do tema da ParadaSP neste ano”, afirma. 

A ParadaSP 2025 reforça a importância de olhar para a longevidade da população LGBT+ com políticas públicas, oportunidades e reconhecimento social. “Muitas dessas pessoas ainda caminham entre nós. Outras já se despediram, mas permanecem vivas na memória coletiva e nos marcos de cada conquista da comunidade”, diz trecho do manifesto oficial. “É essa herança de luta que a ParadaSP homenageia em 2025: corpos que resistiram e que continuam a inspirar gerações”.

Programação Completa: 

Exposição “O mais profundo é a pele”

Exibição: de 30 de maio a 31 de agosto de 2025 

Local: Museu da Diversidade Sexual (Metrô República – Saída Arouche – Praça da República, 299 – República, São Paulo – SP)

Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: Gratuitos, na plataforma Sympla

5ª Corrida do Orgulho LGBT+

Data: 21 de junho, sábado

Horário: das 06h às 10h

Local: Shopping SP Market – Av. das Nações Unidas, 22.540 – Jurubatuba

Link para as inscrições: www.corridaorgulho.com.br
Realização: Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Organização: Fuse Eventos Esportivos

E-mail: fuse@fuse.com.br

24ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+
Data: 19 de junho de 2024
Local: Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo
Entrada gratuita – mediante pré-cadastro em breve

29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo

Tema: Envelhecer LGBT+: Memória, resistência e futuro

Data: 22 de junho de 2025, domingo

Concentração: a partir das 10h

Local: Avenida Paulista – São Paulo, SP

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

TODXS lança Projeto Ideação 2025 com apoio da NIVEA para impulsiona...

Funmilayo Afrobeat Orquestra realiza shows gratuitos com protagonis...

Livro reúne relatos de homens que escrevem aos pais sobre sua sexua...

4ª edição do Festival Vórtice reúne obras que abordam sexualidade e...

Museu da Diversidade Sexual inaugura nova exposição sobre envelheci...

Mario Oshiro e Dominic Amaral lançam HQ sobre conexão e representat...

Roda de Conversa discute transfobia em Terreiros

29ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo celebra as pesso...

Conheça as HQs de Kael Vitorelo na Biblioteca da Casa 1

Potyguara Juão Nyn, estreia no Sesc Avenida Paulista com TYBYRA

Direitos LGBT+ enfrentam reação negativa do setor de tecnologia, ma...

Peça ‘Zona Lésbica’ tem exibição gratuita no CCBB RJ