No dia 15 de junho, às 17h, a atriz, cantora, assistente social e, como ela mesma se define, “artivista” Renata Peron revela suas vivências enquanto mulher trans que desafiou estatísticas e chegou aos 47 anos no evento de lançamento do livro biográfico Bendita Sois Entre As Mulheres. O evento acontecerá no coração de São Paulo, no Espaço Parlapatões, localizado na Praça Roosevelt, Consolação. O livro é a versão física do monólogo apresentado por Peron que esteve em cartaz no Núcleo Experimental em 2023; para o evento de lançamento do livro, a atriz preparou uma versão reduzida de aproximadamente 30 minutos do espetáculo original.
O evento de lançamento do livro contará ainda com uma roda de conversa com a própria Peron e com Vana Medeiros, que assina a biografia e que também foi responsável pelo texto da peça de 2023. Quem fará a mediação da conversa será a codeputada estadual Carolina Iara, primeira parlamentar interessexo do país. Após o bate-papo e uma rodada de perguntas, Peron assinará exemplares dos livros para os amigos e fãs presentes.
“Estou felicíssima com esse lançamento! Estou preparando surpresinhas para o evento, um spoiler que posso dar é que teremos a codeputada Carolina Iara conduzindo a nossa mesa de bate-papo com a Vanda Medeiros, que foi quem me ajudou a escrever o livro. Quando se fala em trans e travesti, é sempre sobre morte, violência, negação desses corpos. A gente tem uma estimativa de vida que é de só 35 anos. Eu quis contar a minha história e terminar ela sem um ponto final, ou seja: eu não morri aos 35. Estou viva aos 47 e quero provar pra sociedade que o importante é dar oportunidades pra gente continuar viva,
continuar trabalhando. Apesar das adversidades, esse livro é uma história de superação. E é o primeiro de uma série de livros que eu quero escrever”, diz Peron.
O livro, assim como a peça original dirigida por Rodolfo Lima, traz Renata revisitando episódios marcantes da sua própria história, desde a infância até os dias de hoje, aos 47 anos. Ao longo das páginas, a narrativa aborda a morte da mãe, a juventude em Juazeiro da Bahia, o trágico episódio de transfobia e espancamento em São Paulo – quando perdeu um rim – e os vários percalços para se estabelecer como uma artista transexual no país que mais mata transexuais no mundo.
Nascida na Paraíba, a cantora e atriz começou a sua carreira artística cantando na cidade de Juazeiro na Bahia, local onde foi criada. Consolidou a carreira em São Paulo, onde gravou quatro CDs e um DVD em homenagem a Noel Rosa, gravado no Teatro Sérgio Cardoso. Chamou a atenção do grande público ao participar dos programas “X Factor Brasil”, da Band, e “Qual É O Seu Talento”, do SBT. Como atriz, esteve recentemente no elenco da série “Rotas do Ódio”, da Globoplay, e, no teatro, já atuou em diversas montagens como “As Criadas” e “Os Supra Anjos”, dirigidas por Wellington Monteclaro, e “Pobre Super-Homem”, de Jean Mendonça. Militante da causa LGBTQIAPN+, Peron é graduada em Serviço Social e já esteve envolvida em momentos emblemáticos da luta por direitos da comunidade trans.
SERVIÇO:
Bendita Sois Entre As Mulheres: Lançamento
Local: Espaço Parlapatões, Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação, São Paulo
Data: 15 de junho
Horário: 17h
Foto de capa: divulgação/ Bathista Lima