BLOG

Shows, exposições e discotecagem marcam a primeira edição da Viada Cultural

Evento acontece no Selva – Espaço de Convivência Urbana, em Florianópolis, nesta sábado, 11 de junho

A Viada Cultural – Festival de Cultura LGBTQIA+ surge com o intuito de ser um festival voltado para a valorização, difusão e preservação da memória e da cultura produzida por artistas gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transsexuais e mais. 

O evento ressignifica o nome da Virada Cultural de São Paulo-SP, preservando o caráter de uma maratona de atividades culturais nas mais diversas formas de expressão artística, como arte drag, música, artes visuais, performance, dança e outras. 

No lineup da Viada Cultural, o público vai poder apreciar e conhecer o trabalho de artistas como a cantora Julie Rios, a drag queen Dalva, a dança de Thayra Luiza, as artes visuais de Heloísa Lazaretti, as customizações de Sissy Leather e outras potências.

Vale destacar que a apresentação da noite será comandada pela Drag Suzaninha, figura conhecida por apresentar diferentes festivais com todo seu humor e figurinos pra lá de icônicos. 

Para Thomas Dadam, um dos produtores e idealizadores do evento, a Viada Cultura “marca uma nova era da difusão e valorização da Cultura LGBTQIA+ no estado de Santa Catarina, ao passo que constrói um importante lugar de protagonismo dos fazeres artísticos de pessoas LGBTQIA+”. 

Já Arthur Gomes, também idealizador e produtor, destaca que o Festival em sua primeira edição tem a colaboração de diferentes pessoas que acreditam no projeto e contribuíram com o financiamento coletivo, desenvolvido para viabilizar a produção do evento. 

“Foi muito potente ouvir das pessoas não-LGBTQIA+ que contribuíram com o financiamento coletivo como é importante e necessária a construção desse espaço, principalmente para reconstruir a sociedade e reduzir as estatísticas de violência contra nossa comunidade”.

Serviço

Viada Cultural – Festival de Cultural LGBTQIA+ 

11 de junho de 2022

Selva – Espaço de Convivência Urbana 

Avenida Hercílio Luz, 449, Centro, Florianópolis-SC

Ingressos: R$20

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Espetáculo “Mural da Memória” tem apresentação gratuita...

Casa 1 realiza Sabadinho, festa de arrecadação, com bateria da Vai-Vai

Romance lésbico, mistério e nostalgia millennial marcam estreia de ...

‘Lar’ acompanha três famílias LGBTIAPN+ e reflete sobre...

Casa 1 recebe Prêmio Janaína Lima de Luta Pelos Direitos LGBTI+

BEE Lesbian Film Festival chega à sua 3ª edição em São Paulo

Cineclube da Casa 1 retoma atividades com exibição de obras LGBTQIA...

Visibilidade Lésbica: Casa 1 organiza semana com programação especial

Casa 1 lança jogo de cartas que honra e celebra a memória LGBTQIAPN...

Do registro à leitura: 4 autoras da Enciclopédia Sapatão com obras ...

Projeto Mural – Dicas de Leitura da Biblioteca Caio Fernando ...

 Diego Gregório lança Poemas de Partida e de Chegada (ou Os Cães Nã...