Por Diego Almeida, bailarino e educador da Casa 1

Dia 29 de Abril é o Dia Internacional da Dança, data em homenagem ao nascimento de Jean – Georges Noverre (1727 – 1810), mestre do balé francês. A data foi instituída em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

E para celebrar o Dia Internacional da Dança, o Grupo de Trabalho de Expressão Corporal da Casa 1 listou 10 espaços culturais da cidade de São Paulo que estão desenvolvendo online, por conta da pandemia do coronavírus 2019, atividades de práticas corporais diversas e gratuitas online. 

1. Casa 1 –  Ritmo Quente

É uma atividade desenvolvida pelo Educativo da Casa 1 com objetivo de conversar, dançar e entender a dança em suas diversas perspectivas. A proposta é dar visibilidade à diversidade de artistas LGBT+, negros e negras e PCD de diferentes cantos do Brasil  que movimentam e articulam a dança por meio de suas experiências e praticas. 

As aulas acontecem toda sexta-feira a partir das 19:00 via ZOOM e é necessário inscrição neste formulário

Mais informações pode consultar o Instagram da CASA 1.

2. Centro de Referência da Dança – Laboratório da Dança à Deriva

Atividade da  8° Edição do Encontro Latino-Americano de Dança, Performance e Ativismo, na qual proporcionará uma série de quatro laboratórios de criação práticos e online, contando com a presença de artistas do Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.

Para participar das atividades será necessário a inscrição no site Transversalidade Poética CRD até o dia 30 de Abril. 

Mais informações pode consultar a página do facebook do CRD.

3. Oficinas Culturais – Afro Narrativas em Dança e Vídeos

Orientado por Kelly Santos, artista da dança e do audiovisual e coordenadora do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras, o curso “Afronarrativas em Dança e Vídeo” tem como objetivo a produção de uma videodança a partir das narrativas desenvolvidas pelas pessoas participantes.

Para participar da oficina é necessário a inscrição neste formulário

Mais informações no Instagram Oficinas Culturais.

4. Centro Cultural São Rafael  – Oficina de Danças Urbanas com Casper

É uma oficinas teórica e prática dos diferentes estilos de Dança (Popping, Locking, Breaking, Puppet, Boogaloo, King Tut, Wave, Toyman, Robot, etc.) com intuito não só de experimentar a nossa cultura, mas reconhecer outras culturas que permeiam em torno de sua própria história relacionando sempre com a nossa atual.

Para participar da oficina é necessário  a inscrição neste formulário

Mais informações no Instagram da Casa de Cultura São Rafael.

5. Cultural Olido – Dança de Salão e Samba Rock

As oficinas de Dança de Salão acontecem toda Terça e Quinta  às 15:00 horas via Live Facebook do Olido com Adriana.  As oficinas de Samba Rock acontecem na Quarta ás 19 horas e na  Sexta 16:00 Horas ambas Live Facebook do Olido com  Mari Santos. 

Mais informações no Instagram do Centro Cultural Olido.

6. Centro de Culturas Negras – Breaking a arte da gravidade

A oficina de Breaking a Arte da Gravidade – é uma oficina que busca trazer o conhecimento sobre a Cultura Hip-Hop e seus elementos. Com foco no Breaking quem pratica essa dança são conhecidos como B.boys, ou B.girls, meninas (o) que dança no break da música, onde seu corpo e mente através de cada passo batida se eleva a gravitar além dos seus limites trabalhando o Ritmo, conhecimento corporal, e a criatividade.

As oficinas acontecem às terças de  04/05/2021 a 31/08/2021 a partir das 13:00 via plataforma Google Meet. 

Mais informações no Instagram do Centro de Culturas Negras.

7. Centro de Cultura Grajaú – Oficina de Afromix

Oficina de Afromix com Cione Santana, terça e quinta, às 09h30, via Live no Facebook do Centro Cultural do Grajaú. 

Mais informações no Instagram do Centro de Cultural Grajaú.

8. Casa do Povo – ZOOMZZ

ZOOMZZ é uma aula-performance que dá pra fazer em qualquer canto da sua casa. Funciona no jogo da improvisação: quando alguém propõe um passo, todes replicam embalados pelos hits musicais dos anos 80 e 90. 

As aulas acontecem toda Quarta, às 16:00 via Zoom e é necessário se inscrever neste link

Mais informações no Instagram da Casa do Povo.

9. Centro Cultural São Paulo – Workshop Princípios da Tradição Popular e o Contemporâneo

Na tradição do Cavalo Marinho e Maracatu Rural, música, dança e teatro nascem de um mesmo impulso e seguem os mesmos princípios, geradores de um estado de presença que podem ser utilizados em qualquer contexto. O objetivo principal desta oficina é vivenciar alguns destes princípios e apontar um possível caminho de composição.

As atividades estão acontecendo entre os dias  26 a 30/4 (segunda a sexta), das 10 às 11h, no instagram @ccsp_oficial. 

Mais informações no Instagram do Centro Cultural São Paulo.  

10 Portal MUD/ Dança – Dia Internacional da Dança

No dia 29 de abril comemoramos o Dia da Dança. E o EPID e Portal MUD preparam uma Maratona de Dança com 30 atividades com diversos profissionais renomados (das 7h às 23h).  QUANDO E ONDE? 29 de abril de 2021 – Quinta das 7h às 23h pelo Zoom e/ou Youtube.

As atividades são necessárias as inscrições neste link.

Compartilhe:

Por Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *