BLOG

13 programas para assistir e conhecer drags no feriado

Como um efeito dominó, depois da estreia de RuPaul’s Drag Race em 2009 surgiram muitos programas que envolvem competições entre drag queens – e você já deve ter visto pelo menos um deles.

É inegável que o programa inspirou outros que não pertencem a franquia, e que pegaram carona no sucesso e no público já sólido de “Mama Ru”. Esses outros programas representam não somente outra opção de entretenimento e diversão, mas oportunidades para conhecer melhor outras drags de diferentes cenas e de outras nacionalidades mundo a fora.

Para que você conheça outros talentos cheio de carisma, separamos 13 programas para maratonar e se divertir e emocionar neste feriado!

RuPaul’s Drag Race

Um programa que não precisa de apresentação. Apesar de todas as problemáticas que envolvem as temporadas do programa, é impossível elaborar uma lista e deixar esse programa histórico de fora. Você pode maratonar as treze temporadas na Netflix.

RuPaul’s Drag Race All Stars

Com o sucesso, o reality ganhou um spin off e concorrentes de diversas temporadas se reúnem para disputar a coroa e um lugar no “Drag Race Hall of Fame”. As temporadas 4 e 5 estão disponíveis na Netflix.

Academia de Drags

Apresentado por Silvetty Montilla e Alexia Twister, a atração pode ser considerada uma versão brasileira de RuPaul’s Drag Race. As duas temporadas estão disponíveis no Youtube.

Entre Libras e Pincéis

O projeto da Casa 1 para incentivar mais a inclusão e a arte drag queen, apresentou encontros para a aprendizagem da Libras (Língua Brasileira de Sinais). As aulas são lideradas por Rita D’Libra, primeira drag queen do Brasil a atuar como intérprete de Libras. Todos os encontros estão no Instagram da Casa 1. Assista o primeiro encontro aqui.

Balaio de Drags

As drags do Brasil inteiro agora terão um espaço na programação da Casa1! Comandado por Paola Di Verona, quinzenalmente drags de diversas cidades brasileiras são convidadas para uma live e bater um papo gostoso sobre as cenas locais e performances que representam as culturas de seus estados. Assista ao primeiro encontro com Ruth Venceremos.

RuPaul’s Drag Race UK

Como o nome indica, o programa é uma adaptação britânica do estadunidense RuPaul’s Drag Race. Além de RuPaul e Michelle Visage que são jurados fixos, pelo programa já passaram Michaela Coel (I May Destroy You), Jade Thirlwall (Little Mix) e Maisie Williams (Game Of Thrones). A terceira temporada tem a participação de uma competidora mulher cis, Victoria Scone, a primeira de toda a franquia de RuPaul. Até o momento o programa não está sendo exibido em plataformas de streaming no Brasil, mas os episódios podem ser encontrados na internet.

Drag Race Thailand

Baseado na versão americana, o programa Tailandês é apresentado e idealizado pelo estilista de moda Art-Arya In-dra. Até o momento o programa não está sendo exibido em plataformas de streaming no Brasil, mas os episódios podem ser encontrados na internet.

Drag Race España

Assim como os anteriores, o programa é a adaptação espanhola do mais famoso reality de drags. O programa por enquanto só teve uma temporada e ainda não está disponíveis em plataformas de streaming no Brasil. Os episódios podem ser encontrados na internet.

Drag me as a Queen

As drag queens brasileiras Penelopy Jean, Rita von Hunty e Ikaro Kadoshi investigam as frustrações e ambições de cada participante, a fim de construir verdadeiras Drag Queens. Após a concepção do figurino e maquiagem, o processo termina com uma performance para todos. As três temporadas estão disponíveis no DirectTv Go.

Dragula

O programa pode ser considerado um “Drag Race” invertido, e ao invés de buscar uma superdragmodel está em busca da próxima superdragmonster. Apresentado pelas The Boulet Brothers o programa tem desafios e mini challenges bem peculiares. Se você gosta de horror e não se encantou pelos realitys de drag, pode apostar que Dragula foi feito para você. Os episódios ainda não estão disponíveis em plataformas de streaming no Brasil, mas podem ser encontrados na internet.

Nasce uma rainha

Uma jornada de autoconhecimento e empoderamento de aspirantes a drag queen e drag king, sob o comando das madrinhas superpoderosas Alexia Twister e Gloria Groove. A temporada está disponível na Netflix.

RuPaul’s Drag Race Especial de Natal

Aproveitando que já estamos podendo sentir o clima de Natal, nada melhor do que encerrar essa lista com um especial. Neste episódio disponível na Netflix, algumas “RuGirls” favoritas do público competem pelo título da Rainha do Natal.

La Más Draga

A web série mexicana produzida pela produtora Gran Diabla, é transmitida exclusivamente pelo Youtube. O programa é a mais importe competição de drag do México atualmente e também dos países de língua Hispânica, dando visibilidade internacional às drags locais. Assista aos episódios aqui.

Foto de capa: Reprodução/Ruth Venceremos

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

O que diz nova resolução do Governo de SP sobre pessoas LGBT+ no si...

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Conselho Nacional orienta as preparatórias para a 4ª Conferência Na...

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Mahmundi faz show de sua nova turnê Amor Fati na Casa Natura Musical

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ está confirmada: inscrições...

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

Os quadrinhos de Alison Bechdel

Casa 1 celebra 7 anos de existência e impacto social no Bixiga 

Bloco do Johnny Hooker convida CLEO, Mateus Carrilho e Potyguara Ba...

 8 livros brasileiros LGBTQIAPN + de 2023 para ler em 2024