BLOG

Alemã consegue autorização do COI para usar símbolo LGBTQIA+

Nike Lorenz, de 24 anos, deve ser a primeira atleta a realizar uma manifestação em Tóquio-2020 com o consentimento prévio do COI (Comitê Olímpico Internacional).

A capitã do time de hóquei feminino da Alemanha utilizará uma faixa com a bandeira do arco-íris, símbolo LGBTQIA+, contra o Reino Unido, no sábado, às 21h30 (de Brasília).

Lorenz usou as cores do movimento em outras ocasiões e em diferentes partes do uniforme. Desta vez, está autorizada em todas as partidas.

O que só será possível porque a Confederação Olímpica Alemã enviou um pedido ao COI, com quem chegou a um acordo, segundo anúncio nas redes, para apoiar “a diversidade sexual”.

“Satisfeitos por encontrarmos juntos um jeito de permitir que o time faça sua manifestação político-social”, comentou Alfons Hörmann, presidente da Confederação Alemã Olímpica.

Antes mesmo da cerimônia de abertura, nesta sexta, a partir de 8h (de Brasília), outros atletas já se manifestaram, como as jogadoras de futebol britânicas, com o gesto antirracista.

O COI já havia sinalizado um relaxamento no veto a manifestações, mudando as diretrizes da Regra 50.2 da Carta Olímpica.

Por outro lado, proibiu as equipes de mídias sociais dos Jogos Olímpicos de publicar fotos e vídeos de protestos antirracistas dos esportistas.

SÃO PAULO, SP

A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha e comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos a partir do conteúdo editorial do jornal Folha de S.Paulo, do jornal Agora e de parceiros em todos os Estados do país. O serviço da Folha Press foi contratado pela Casa 1 em março de 2021 para estimular o acesso à informação de qualidade, com responsabilidade ética e jornalística e é publicado junto de conteúdos produzidos pela equipe de comunicação e outra agências de notícia independentes, igualmente qualificadas.

Notícias Relacionadas

Funmilayo Afrobeat Orquestra realiza shows gratuitos com protagonis...

Livro reúne relatos de homens que escrevem aos pais sobre sua sexua...

4ª edição do Festival Vórtice reúne obras que abordam sexualidade e...

Museu da Diversidade Sexual inaugura nova exposição sobre envelheci...

ParadaSP 2025 destaca cuidados com o envelhecimento em programação ...

Mario Oshiro e Dominic Amaral lançam HQ sobre conexão e representat...

Roda de Conversa discute transfobia em Terreiros

29ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo celebra as pesso...

Conheça as HQs de Kael Vitorelo na Biblioteca da Casa 1

Potyguara Juão Nyn, estreia no Sesc Avenida Paulista com TYBYRA

Direitos LGBT+ enfrentam reação negativa do setor de tecnologia, ma...

Peça ‘Zona Lésbica’ tem exibição gratuita no CCBB RJ