BLOG

Brasil já tem mais de 60 pré-candidaturas LGBTI+, segundo pesquisa

Levantamento feito pelo Programa Voto com Orgulho mapeia pessoas LGBTI+ que vão concorrer às eleições de 2022

Por Jaciara do Couto

Um mapeamento desenvolvido pelo Programa Voto com Orgulho contabilizou, até o início de maio, 64 pré-candidaturas de pessoas LGBTI+ para as eleições de 2022, em 17 estados brasileiros. Segundo os dados preliminares da pesquisa, coordenada pela Aliança Nacional LGBTI+, há também 10 pré-candidaturas de pessoas aliadas à causa.

A maior parte das pré-candidaturas é para deputados federais: são 52, ao todo. Mais 21 para legislaturas estaduais e uma distrital.

O partido que lidera o ranking do Programa Voto com Orgulho é o PSOL, com 20 pessoas pré-candidatas. Em seguida, vêm o PDT e o PT, com 11, cada um. Cidadania, Rede Sustentabilidade e PSB possuem cinco candidaturas cada. O PCdoB tem quatro, o Solidariedade e o PSDB têm três e o PMB duas. Já o União Brasil, o Republicanos, o MDB, o NOVO e o PV têm uma.

São Paulo, primeiro na lista de pré-candidatos LGBTI+, já tem pessoas inscritas para concorrer às eleições. Em seguida, vem Minas Gerais com 10. Rio de Janeiro e Santa Catarina aparecem com nove cada um. O mapeamento inclui também Goiás (com sete pré-candidatos), Santa Catarina (seis), Bahia (quatro), Pará, Pernambuco, Roraima, Rio Grande do Sul (empatados com três). Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba e Rio Grande do Norte têm apenas uma pré-candidatura.

O formulário para cadastrar pré-candidaturas no mapeamento da Aliança Nacional LGBTI+ continua disponível. Basta acessar a página e preencher as informações.

Perfis dos pré-candidatos(as/es)

Entre as pré-candidaturas contabilizadas, os homens cis são maioria, com 43 candidatos. Mulheres mulheres trans e travestis têm 14 candidatas. Seguidas por 12 mulheres cis, dois homens trans, duas pessoas não binárias e uma que não se identificou.

Em relação à orientação sexual, 39 pré-candidatos são gays, 10 são heterossexuais, nove bissexuais, seis lésbicas, cinco pansexuais e três pessoas não se identificaram. Há uma pessoa demissexual e uma assexual.

As pessoas negras (pretos e pardos) têm o maior número de pré-candidaturas, somando 43. As brancas possuem 28, as amarelas duas e indígenas têm um representante.

Acesse o site da Diadorim.

Foto de capa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Projeto “Lentes Coloridas” pesquisa perfil de profissionais LGBTQIA...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

HQ Ciranda da Solidão é republicada e ganha edição especial

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Com o tema “Aquilombar é Cura”, a Parada Preta 2024 aco...

Especialistas discutem os principais desafios de empregabilidade LG...

Pesquisa apresenta as maiores dificuldades das instituições LGBTQIA...

CUT lança cartilha de formação sindical como foco em pessoas trans

No fim das contas, ser orgulhosamente LGBTQIAPN+ era só moda mesmo

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...