BLOG

Coletivo realiza segunda edição de pesquisa sobre LGBT+ na pandemia

Primeiro relatório de 2020 apontou que comunidade LGBT sofre com desemprego maior, problemas de saúde mental e tensões no convívio familiar.

O coletivo #VoteLGBT lança nesta quarta (28) o formulário para respostas da segunda edição da pesquisa Diagnóstico População LGBT+ na Pandemia, que teve sua primeira edição publicada em 2020 e contou com a participação de mais de 10 mil pessoas. O formulário estará aberto para respostas entre os dias 28 de abril à 15 de maio, mesmo período do ano anterior no link: bit.ly/covid-lgbt-2021.

A pesquisa surgiu a partir da percepção de que o isolamento social, que impacta a sociedade como um todo, tem gerado repercussões ainda mais agudas entre lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis. Com a participação de pesquisadores da UFMG e Unicamp, o levantamento consultou pessoas em todos os estados da Federação. Os entrevistados apresentam maiores índices de desemprego e problemas de saúde mental se comparados ao restante da população. Igualmente preocupantes são os dados coletados sobre tensões no convívio familiar durante a pandemia. 

Nesta segunda edição, a pesquisa tem como objetivo colher informações sobre como a comunidade tem sido afetada pela pandemia em um quadro de avanço das crises sanitária, política e econômica, além de conseguir estabelecer um panorama mais completo de análise comparativa à primeira edição. 

#VoteLGBT

Formado por profissionais de várias áreas como demografia, economia, jornalismo, antropologia, direito, artes visuais, entre outras, o #VoteLGBT é um coletivo que busca aumentar a representatividade das pessoas LGBT+ em todos os espaços da sociedade, principalmente na política. Entendendo a representatividade de forma interseccional às pautas de gênero e de raça, o coletivo compreende a diversidade como um valor fundamental para a democracia.

Além de campanhas realizadas em épocas de eleições municipais, estaduais e nacionais – que visam dar visibilidade a candidaturas pró-LGBT e lutar pelo respeito à diversidade sexual e de gênero -, os membros do coletivo também promovem pesquisas presenciais e online para gerar dados sobre essa parte da população.

Outras duas iniciativas do coletivo foram criadas em tempos de pandemia tentando reduzir os impactos do isolamento social. Uma delas é o LGBTFLIX, uma galeria de vídeos que reúne mais de 200 filmes com temáticas sobre lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros. As produções audiovisuais estão disponibilizadas gratuitamente no site www.votelgbt.org/flix .

“Juntas em Tempos de Treta” é uma LGBTeca que reúne textos de autoras e autores LGBT+. A cada semana, novos textos são divulgados no endereço www.votelgbt.org/juntas

SERVIÇO

O que? Segunda edição do Diagnóstico População LGBT+ na Pandemia

Para participar da pesquisa: O formulário estará aberto para respostas até 15 de maio, no link: bit.ly/covid-lgbt-2021.

Iran Giusti é formado em Relações Públicas pela FAAP, passou por agências como TVRP e Remix Social Ideias. Como jornalista atuou no Portal iG, BuzzFeed Brasil. Atualmente é repórter no Terra Nós e diretor institucional da Casa 1

Notícias Relacionadas

Mais de 220 pessoas LGBTQIA+ foram eleitas em 2024

Nathalia Bellar lança faixa “Deixa eu Colar” evidencian...

Damas produções faz nova temporada de Senhora X, Senhorita Y em São...

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

Marco Antonio Fera lança clipe sobre as possibilidades de relações ...

Conhecendo mais sobre o movimento e os direitos LGBTI+em 3 livros

Espetáculo de dança e performance ROXA explora identidade de gênero...

Festival em Petrolina celebra a arte produzida pela comunidade LGBT...

TRUPE EM TRÂNSITO estréia na zona leste o espetáculo de rua gratuit...

Projeto “Lentes Coloridas” pesquisa perfil de profissionais LGBTQIA...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...