BLOG

Conselho Nacional orienta as preparatórias para a 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+

Após suspensão durante o governo Bolsonaro, evento nacional será realizado em 2025

Por Jess Carvalho para Agência Diadorim

O Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ lançou, no dia 22 de fevereiro, o documento orientador para realização das conferências preparatórias locais, estaduais, livres e do Distrito Federal para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, agendada para 14 a 18 de maio de 2025, em Brasília.

Importante marco histórico na participação e no controle social da população LGBTQIA+, a Conferência Nacional LGBTQIA+ foi suspensa em 2018, sob o governo Bolsonaro (PL). A retomada foi anunciada em decreto assinado pelo presidente Lula em dezembro de 2023. O tema da quarta edição será: “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+“.

“As Conferências são espaços de participação social na formulação, monitoramento e avaliação de políticas de promoção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+, por intermédio do diálogo entre o poder público, sociedade civil organizada e demais pessoas interessadas na agenda”, explica o Conselho.

De acordo com o documento orientador, as etapas locais serão realizadas entre 2 de janeiro e 30 de junho de 2024. As estaduais e distritais têm prazo de 1º de julho de 2024 a 28 de fevereiro de 2025. As livres devem ser agendadas entre 1º de novembro de 2024 e 28 de fevereiro de 2025. Todas serão chamadas após publicação de decreto ou convocatória estadual com as devidas orientações.

As discussões serão distribuídas em quatro eixos: “Enfrentamento à violência LGBTQIA+”, “Trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+, “Interseccionalidade e internacionalização”, e “Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”.

Foto de capa: Divulgação

Notícias Relacionadas

Encontro de Lutas: confluências entre o Dia Internacional de combat...

VoteLGBT participa do WebSummit Rio

23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ transforma o Memorial da Am...

MPF pede revogação de norma do CFM que recomenda cirurgia precoce e...

MEC tem medo do ensino sobre gênero e diversidade sexual nas escola...

Espetáculo LGBT+ estreia gratuitamente em bibliotecas de SP

Ações confiáveis de ajuda à população LGBTQIA+ no Rio Grande do Sul

Sem apoio institucional, professores de SP combatem LGBTfobia com c...

Movimento Indígena LGBTQIAPN+ lança manifesto durante Acampamento T...

Marina Lima celebra sua carreira em show único na Casa Natura Music...

Premiado filme espanhol, “20.000 espécies de abelha” se...

10 formas de saber mais sobre Libras e a comunidade surda