BLOG

Em clima de dominação, Irmãs de Pau lançam clipe e single inéditos  de “Shambaralai”

As Irmãs de Pau lançaram no dia 14 seu novo single e clipe, “Shambaralai”veja aqui e ouça nas principais plataformas digitais. A faixa, inédita, apresenta um som potente e dançante, repleto de beats e viradas inspirados na música eletrônica, no rap, no funk e no trap, confluindo numa mistura irresistível com a incorporação da letra e dos vocais afiados de Isma Almeida e Vita Pereira, cantoras e compositoras que compõem a dupla.

A direção do clipe é de Mariana Borga e das próprias Irmãs de Pau, e a produção musical é assinada pelo maranhense Brunoso. Além de continuar a evidenciar o funk, neste novo trabalho as Irmãs de Pau também trazem referências do vogue e da cultura ballroom. Música feita para dançar, sem dúvida alguma.

O single-clipe

“Shambaralai” demarca a transição do primeiro projeto musical da dupla, Dotadas, para os próximos trabalhos que estão por vir. Talvez seja justamente por essa identidade de metamorfose que o single não se encaixe em uma única definição, pois sua composição é resultado direto de um processo de reinvenção de Isma e Vita na percepção de possíveis novos futuros. 

A narrativa do clipe de “Shambaralai” ecoa a dominação das travestis num espaço que sempre foi visto como cis, hétero e masculino: o universo automotivo. Ao longo do vídeo, as Irmãs de Pau conquistam o poder sobre um desmanche de carros abandonados, invertendo a lógica de liderança daquele ambiente. Agora são as travas quem mandam! 

LEIA MAIS: “Irmãs de Pau: ‘Nós não somos irmãs de paz‘”

“Abordar a questão do machismo no cenário automotivo é também falar sobre algo que nos atinge, sonhamos em ser pilotas de carros e de nossas próprias vidas também”, reflete Isma. “A música  traz uma sensação de velocidade, acho que tudo se encaixou. O desmanche de carros traz a ideia de destruição desse cenário atual e a reconstrução de um outro, novo, em que exista mais participação feminina”, ela completa. Essa ideia se estende inclusive para a equipe de gravação do clipe, composta majoritariamente por mulheres, desde o elenco, a direção, a direção de fotografia, a direção de arte e a operação de câmera. 

Vita e Isma também estiveram imersas no processo de concepção do styling, junto a Brendy e Lostea. Os figurinos foram desenvolvidos a partir das estéticas encontradas dentro das favelas e periferias brasileiras, como as roupas chavosas da Mofada e as balaclavas da Agemó

As Irmãs de Pau estão entusiasmadas com o resultado final de “Shambaralai”. Esperam continuar rodando o Brasil com sua turnê e caminham para viabilizar a produção do segundo álbum. Em relação aos planos futuros, Vita comenta: “Sonhamos em romper com as expectativas e os fins que nos foram mostrados. Esperamos viajar muito ainda com nossa turnê e conhecer os travequeiros do Brasil e mundo a fora”.

Leia mais: “Em “Dotadas”, dupla reflete sobre objetificação, transfobia e episódios de suas trajetórias

Foto de capa: Felipe Viana

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

L’homme Statue lança videoclipe para a dançante e emocional &...

Marina Lima celebra sua carreira em show único na Casa Natura Music...

Mahmundi faz show de sua nova turnê Amor Fati na Casa Natura Musical

Bloco do Johnny Hooker convida CLEO, Mateus Carrilho e Potyguara Ba...

Novo EP de Killauea mostra versatilidade da artista no universo da ...

Kaê Guajajara lança documentário da turnê ‘Kwarahy Tazyr’

Mart‘nália apresenta seus maiores sucessos no palco da Casa Natura ...

Gabeu e Joana Castanheira lançam single de “sofrência queer&#...

Iane Gonzaga exalta amor entre mulheres pretas em single “Como Você”

Jão revela data de lançamento do novo álbum, “Super”, e...

Rapper Iza Sabino canta amores lésbicos e o protagonismo das mulheres

Leci Brandão e bloco Siga Bem Caminhoneira celebram o Dia da Visibi...