“Não é cova grande, é cova medida. É a terra que querias ver dividida”. Desse trecho do livro “Morte e Vida Severina” escrito por João Cabral de Melo Neto, publicado em 1955 que a Repórter Brasil, organização de jornalismo e pesquisa para mais recente especial.
Intitulado “Cova Medida”, o especial traz as histórias de trabalhadores sem-terra, indígenas e ambientalistas silenciados pela violência e pela imunidade no Brasil em 2019, por meio de reportagens , ilustrações, áudios e programas de podcast.
Não se trata, no entanto, de um podcast de investigação criminal aos moldes dos que têm povoado as plataformas de áudio e se debruçam em um crime específico, ou acompanham serial killers. Em “Cova Medida”, o objetivo não é destrinchar questões de autópsia ou então enveredar pelo suspense, mistério ou terror, o ponto principal é apresentar um panorama das estruturas de poder e dinâmicas políticas que matam por dinheiro, o que não faz do conteúdo menos assustador.
Os três episódios do podcast já publicados tem em média 20 minutos, mais do que suficientes para informar com profundidade e gerar reflexões e podem ser ouvidos aqui.
Sobre a Repórter Brasil
“A Repórter Brasil foi fundada em 2001 por jornalistas, cientistas sociais e educadores com o objetivo de fomentar a reflexão e ação sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no Brasil. Devido ao seu trabalho, tornou-se uma das mais importantes fontes de informação sobre trabalho escravo no país”, explica o site da organização.