BLOG

Gênero, saúde mental, memória e apagamentos em debate no CPC-USP

O Centro de Preservação da USP realiza um ciclo de debates presenciais relacionado à exposição “Yayá: feminismo, cotidiano, doença, riqueza”, em cartaz na Casa de Dona Yayá. A exposição é fruto de extensa pesquisa realizada pelo CPC-USP sobre a vida de Sebastiana de Mello Freire, a Dona Yayá. As mesas-redondas vão abordar, do ponto de vista contemporâneo do patrimônio cultural, temas como saúde mental, gênero, urbanização e apagamentos da memória social.  Participação gratuita, sem necessidade de inscrição.

Programação

20/8, sábado, 14h30 MESA-REDONDA 1: Memória, patrimônio e feminismo, com Geny Guimarães (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ) e Amelinha Teles (União de Mulheres de São Paulo)

24/8, quarta-feira, 19h  MESA-REDONDA 2: Novos olhares e narrativas sobre a Yayá, com Marly Rodrigues (Memórias Assessoria e Projetos), Simone Scifoni (vice-diretora CPC / Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, FFLCH–USP), Maria Del Carmen Ruiz (CPC–USP)

14/9, quarta-feira, 19h  MESA-REDONDA 3: Patrimônio e saúde mental, com Sérgio Rachman (Centro de Estudos de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp), Silvia Wolff (Mackenzie), André Mota (Faculdade de Medicina, FM–USP)

19/10, quarta-feira, 19h  MESA-REDONDA 4: Mulher, domesticidade, literatura, patrimônio, com Sabrina Studart Fontenele Costa (Escola da Cidade), Joana Mello de Carvalho e Silva (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAU–USP), Flávia Brito do Nascimento (diretora CPC / FAU–USP), Ana Carolina de Carvalho Mesquita (doutora pela FFLCH–USP). Antes do debate, às 18h, haverá uma visita mediada com a equipe do Educativo do CPC-USP.

9/11, quarta-feira, 19h  MESA-REDONDA 5: Patrimônio imobiliário e patrimônio cultural, com Déborah Regina Leal Neves (Condephaat), Luciana de Oliveira Royer (FAU–USP), Isabel Aparecida Pinto Alvarez (FFLCH–USP)

CICLO YAYÁ

CPC-USP/Casa de Dona Yayá –  Rua Major Diogo, 353 – São Paulo

Solicitamos o uso de máscara e apresentação de comprovante de vacina contra a covid-19.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Memorial da Resistência promove programação especial de encerrament...

Por que nova portaria do Ministério da Saúde é boa para pessoas trans

Encontro de Lutas: confluências entre o Dia Internacional de combat...

MST realiza o 1º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Sem T...

MPF pede revogação de norma do CFM que recomenda cirurgia precoce e...

Alcoolismo feminino: violência de gênero e alternativas no tratamen...

O que diz nova resolução do Governo de SP sobre pessoas LGBT+ no si...

Casos de HIV cresceram 17% no Brasil, aponta boletim do Ministério ...

Cinema gratuito e ao ar livre apresenta “Cartas para Além dos...

Mulher trans teve cirurgia negada no SUS e leva Brasil à Corte Inte...

AzMina lança site que reúne todas as informações sobre aborto no Br...

Casa1 participa do 1º Encontro de Referência LGBTQIAPN+ em Fortaleza