Depois da entrevista da secretária especial de cultura Regina Duarte, concedida para a CNN Brasil na última quinta-feira, 7, um grupo de mais de 500 artistas assinaram um manifesto em repúdio à palavras e atitudes da atriz.

Confira aqui a lista de todos e todas que assinaram e abaixo a texto completo:

“Brasil, 08 de maio de 2020

Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988.

Fazemos parte da maioria que entende a gravidade do momento que estamos vivendo e pedimos respeito aos mortos e àqueles que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público.

Fazemos parte da maioria de brasileiros que não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da ditadura militar.

Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão.

Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura.

Compartilhe:

Por Iran Giusti

Iran Giusti é formado em Relações Públicas pela FAAP, atuou como gestor de redes sociais e gerente de projetos em agências de RP e Social Mídia e como jornalista foi repórter do canal de conteúdo LGBT do Portal iG e do BuzzFeed Brasil. Atualmente se dedica a gestão da Casa 1, um centro de acolhida e cultura LGBT e produção de conteúdos em que acredita.

11 thoughts on “Manifesto de repúdio à Regina Duarte assinado por mais de 500 artistas: “Ela não nos representa””
  1. Não sou artista. Sou psicanalista. Estou envergonhada como mulher da mesma geração de Regina em contemplar tremenda alienação. Não esperava que Regina fosse apenas uma atriz com sucesso mediático. Agora entendo que sim. Falta -lhe estofo, informação, leitura e principalmente sensibilidade. Chocada.

  2. Obrigado artistas por serem mais importantes que a população. Pela arte levada gratuitamente a todos país afora, e quando não gratuita com ingressos a preços populares para que todos tenham condições de irem ao teatro. Embora amante de algumas artes, vejo tal manifesto como a maior prova do mau caratismo da classe que só pensa nela. Lembrando que com fome ninguém vai ao teatro e shows. E se tiver pão e circo é preciso que lembrem-se que é de graça.

  3. Não só colocar os nomes dos signatários, como também abrir para novas assinaturas. Senão fica parecendo Que la coisa elitista de que só é Cristã quem aparece né mídia. O mérito artístico medido mais pela fama do que pela importância do trabalho que realiza na sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *