A partir do dia 8 de outubro, o Museu da Diversidade Sexual comemora a vida e obra da escritora Cassandra Rios, que completaria 90 anos neste mês.
Escritora de ficção, mistério e romances homoeróticos, Cassandra, lésbica, foi uma das escritoras mais censuradas do país.
A semana começa no sábado, 8 de outubro, às 10h da manhã, com o evento “Rolês e Territorialidades LGBTQIA+ no Centro de São Paulo – Especial Cassandra Rios”, que visita os lugares que a escritora passou. As inscrições para participar podem ser feitas aqui. No domingo, 9, às 14h, o museu realiza o “Sarau e Encontro de Autoras” com o lançamento do livro “Inesquecível” de Débora Mestre e leitura de trechos de obras de Cassandra.
O Arquivo Lésbico Brasileiro, em parceria com o Museu da Diversidade, no dia 11 de outubro, vai debater os 90 anos da escritora na Livraria Tapera, contando com a presença de Hannah Korich, co-roteirista do documentário “Cassandra Rios: a safo de perdizes” (2013) e Bárbara Esmênia, atriz, arte-educadora, escritora e poeta.
No dia 14, às 10h, o Museu Bajubá abre a exposição virtual “De menina da pastinha a uma das maiores escritoras do Brasil: Cassandra Rios faz 90 anos”, com apoio do Museu da Diversidade. Já no dia 15 de outubro, às 14h, a “Mesa Cassandra Rios” vai abordar a trajetória da escritora.
Serviço
Museu da Diversidade Sexual
Quando: 8 a 15 de outubro, das 10h às 18h
Onde: Rua do Arouche, 24, Estação República do Metrô (Mezanino)
Quanto: Gratuito
Foto de capa: Reprodução