BLOG

Organização lança websérie sobre casas de acolhimento para LGBTQIA+

Ação inclui abaixo-assinado pela criação de políticas públicas de abrigamento

Por Lívia Batista

A ONG All Out Brasil lançou uma websérie que mostra a realidade de casas de acolhimento ao redor do país, como parte da campanha “Orgulho em Acolher”. As instituições participantes são a Casa Aurora (Salvador), Casa Miga (Manaus), Centro Mais Liberdade (Cuiabá) e Casa Resistência (Rio de Janeiro). 

Além disso, será lançado um abaixo assinado para pedir a criação de políticas públicas destinadas a casas de acolhimento para LGBTQIA+ no Brasil. O documento deve ser enviado para o presidente Lula (PT), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias. A campanha tem o objetivo de chegar a, pelo menos, 100 mil assinaturas. 

O Brasil é um dos países com alto índice de violência contra LGBTQIA+. De acordo com uma pesquisa do Observatório do Grupo Gay da Bahia divulgada em janeiro de 2023, 42,1% das mortes violentas dessa população, em 2022, ocorreram em ambiente doméstico. Em muitas situações, uma casa de acolhimento é uma maneira de garantir a segurança física e mental dos cidadãos. 

Reportagem publicada pela Diadorim, em maio, mostrou que, de acordo com a Rede Brasileira de Casas de Acolhimento (Rebraca), há 23 casas de acolhimento para a população LGBTQIA+ no país, mas nem todas funcionam como abrigo.

Quase todas são idealizadas e gerenciadas por organizações não-governamentais, que atuam na ausência do estado, e se mantêm em permanente dificuldade, à base de doações, parcerias com empresas ou recursos de editais. Ou seja, praticamente não há política pública que garanta moradia temporária a essa população.

Acesse o site da Agência Diadorim.

Foto de capa: Divulgação

Notícias Relacionadas

Cinema gratuito e ao ar livre apresenta “Cartas para Além dos...

Manaus é palco da primeira ball indígena da Amazônia

Por uma história visível: 20 anos de Movimento Bissexual no Brasil

Antologia “Fora do Padrão” reúne quatro décadas de quad...

Afeto é direito: Casa 1 realiza segundo casamento coletivo em dezembro

Mulher trans teve cirurgia negada no SUS e leva Brasil à Corte Inte...

‘Se for evento hétero, podem’: vereadores querem impedir criança na...

Festival Mix Brasil tem programação gratuita no Teatro Sérgio Cardoso

Museu da Língua Portuguesa exibe curtas-metragens do 31º Festival M...

Festival Transforma de cinema anuncia programação

Casa1 participa do 1º Encontro de Referência LGBTQIAPN+ em Fortaleza

Sam Bourcier e o unicórnio que peida