BLOG

Organização lança websérie sobre casas de acolhimento para LGBTQIA+

Ação inclui abaixo-assinado pela criação de políticas públicas de abrigamento

Por Lívia Batista

A ONG All Out Brasil lançou uma websérie que mostra a realidade de casas de acolhimento ao redor do país, como parte da campanha “Orgulho em Acolher”. As instituições participantes são a Casa Aurora (Salvador), Casa Miga (Manaus), Centro Mais Liberdade (Cuiabá) e Casa Resistência (Rio de Janeiro). 

Além disso, será lançado um abaixo assinado para pedir a criação de políticas públicas destinadas a casas de acolhimento para LGBTQIA+ no Brasil. O documento deve ser enviado para o presidente Lula (PT), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias. A campanha tem o objetivo de chegar a, pelo menos, 100 mil assinaturas. 

O Brasil é um dos países com alto índice de violência contra LGBTQIA+. De acordo com uma pesquisa do Observatório do Grupo Gay da Bahia divulgada em janeiro de 2023, 42,1% das mortes violentas dessa população, em 2022, ocorreram em ambiente doméstico. Em muitas situações, uma casa de acolhimento é uma maneira de garantir a segurança física e mental dos cidadãos. 

Reportagem publicada pela Diadorim, em maio, mostrou que, de acordo com a Rede Brasileira de Casas de Acolhimento (Rebraca), há 23 casas de acolhimento para a população LGBTQIA+ no país, mas nem todas funcionam como abrigo.

Quase todas são idealizadas e gerenciadas por organizações não-governamentais, que atuam na ausência do estado, e se mantêm em permanente dificuldade, à base de doações, parcerias com empresas ou recursos de editais. Ou seja, praticamente não há política pública que garanta moradia temporária a essa população.

Acesse o site da Agência Diadorim.

Foto de capa: Divulgação

Notícias Relacionadas

Premiado filme espanhol, “20.000 espécies de abelha” se...

10 formas de saber mais sobre Libras e a comunidade surda

“Amor e outras Revoluções”, peça inspirada em obra de b...

28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece dia 2 de jun...

Conheça o Clube do Livro “Pomar”, o clube de leitura da...

16 indígenas LGBTQIAPN+ para seguir no instagram e ter muito orgulho

Coletivo AMEM apresenta “Ball: Isso é Baile”, na Fábric...

BICHADOS, da Cia. Artera de Teatro, faz temporada na Oficina Cultur...

Casa 1 realiza VII Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não B...

Ball Vera Verão cria Vera Verso em sua sétima edição

Casos de violência contra lésbicas aumentaram 50% em oito anos, mos...

O que diz nova resolução do Governo de SP sobre pessoas LGBT+ no si...