BLOG

Tudo que rolou na Casa 1 em junho de 2022

Comunicar as pessoas que apoiam e financiam o projeto sobre as atividades que realizamos é um hábito que mantemos desde o início da Casa 1! 

Estamos retornando aos poucos com os encontros em grupo e eventos aqui no Galpão, mas não vamos parar de registrar aqui nas redes o que fizemos durante o mês.

Nossa equipe de pessoas contratadas segue atuando para que o público que atendemos possa receber o cuidado e o auxílio que merecem, e aproveitamos para agradecer também a dezena de voluntários, voluntárias e voluntáries, que doam seu tempo para que o projeto possa seguir existindo. Obrigada! 

Vamos às prestações de contas de junho! 

O centro de acolhida continua recebendo moradores e moradoras que possuem acompanhamento em saúde mental, clínica e sexual. Além do auxílio da equipe de empregabilidade e planejamento financeiro, os e as jovens acolhidas participam de atividades educativas no campo de línguas e corpo e criação.  

Na clínica social, temos o atendimento do projeto PrEP 15-19, e os atendimentos ao público de forma online. A equipe realizou 32 atendimentos psiquiátricos, 27 Plantões de Escuta e 37 atendimentos de psicoterapia continuada.

O Centro Cultural, que agora atua como principal ponto de atendimento para a população vulnerável e em situação de rua,  distribuiu 150 cestas básicas, 200 absorventes higiênicos, 550 kits de roupa e 280 kits de higiene. A equipe de serviço social também realizou 2 reuniões de rede com as UBS Humaitá e Nossa Senhora do Brasil, repassou 886 quilos de alimentos para instituições parceiras e população atendida e realizou em média 200 encaminhamentos para demais serviços da cidade. 

Já a Biblioteca Comunitária Caio F. Abreu realizou 1641 atendimentos, recebeu 2673 títulos de doações, entre eles livros, revistas, DVDs, CDs e HQs. No “Balaio Literário” foram distribuídos 1193 títulos gratuitamente e 124 kits para crianças com material de leitura, desenho, pintura e/ou escolar. A biblioteca também compartilhou com outras instituições 1326 títulos e através do projeto recibo foram produzidos e distribuídos  150 metros de textos literários e atividades para a comunidade. A equipe voluntária já catalogou 1352 títulos do acervo na Alexandria (Sistema de Arquivo das bibliotecas de São Paulo) e deu continuidade à participação no projeto “Bibliotecas Sem Barreiras”, ação da FEBAB em parceria com o IBERBIBLIOTECAS, para ampliar a acessibilidade de pessoas com deficiência no espaço. Neste mês foi publicado no site da Casa 1 uma produção de texto da equipe (“Dica de leitura: 5 quadrinhos LGBTQIAPN+”).

O GT Profissionalizante continua com as aulas de Costura Prática para Iniciantes e Auxiliar de Cabeleireiro e o GT de Empregabilidade organizou 4 Plantões de Empregabilidade com confecção de currículos, inscrição em processos seletivos e outras dicas para recolocação no mercado de trabalho e montou uma cartilha com estas dicas que em breve estará disponível no site da Casa 1.  

No Galpão, as aulas de tricô em parceria com o SESC 24 de Maio continuam e tivemos uma noite de produção de pães com a equipe do Google Brasil e a exibição do documentário “Jaraguayanna”. 

Se você quer ajudar tudo isso a continuar acontecendo, basta clicar aqui!

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Casa 1 realiza VII Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não B...

O que rolou de graça na Casa 1 em fevereiro

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

O que rolou de graça na Casa 1 em janeiro

Os quadrinhos de Alison Bechdel

Casa 1 celebra 7 anos de existência e impacto social no Bixiga 

Com curadoria de Mel, Casa 1 realiza VII Semana de Visibilidade Tra...

Aprovada no PROMAC, Casa 1 busca captar recursos para manutenção an...

O que rolou de graça na Casa 1 em dezembro

Casa 1 realiza formatura de últimas turmas profissionalizantes de 2023

Tudo que rolou de graça na Casa 1 em novembro