BLOG

Dica de leitura: 5 Quadrinhos LGBTQIAPN+

Por Gustavo Inafuku, voluntário da Biblioteca Caio Fernando Abreu

No Mês do Orgulho selecionamos 5 quadrinhos de autores LGBTQIAPN+ de nosso acervo, uma pequena amostra do que você pode encontrar em nossa Biblioteca.

Venha conhecer os títulos disponíveis!

JUSTIN – Gauthier

“Justin” é um quadrinho que se desnuda de malabarismos na escrita e na arte. Em 104 páginas, Gauthier entrega uma síntese da jornada de transição do personagem principal de menina para menino. Um relato que poderia ser doloroso, pelas diversas passagens em que o protagonista tem de lidar com episódios de rejeição, é conduzido com leveza e cuidado. O tipo de simplicidade que se forja aos poucos, após depurar dúvidas, analisar experiências cotidianas e revisitar dores antigas. O título foi publicado em 2018 no Brasil pela Editora NEMO.  

ÉFF

“Éff”, título do livro e pseudônimo de seu autor (Fernando de Jesus Caldas) é uma compilação de histórias curtas, devaneios e relatos que nos transportam para um universo particular de incertezas sobre o próprio lugar no mundo, o romantismo de amores juvenis, passando pelo tédio de uma janela de ônibus. “Éff” são retratos de um jovem gay sergipano, índices da potência múltipla e cheia de inquietações da juventude brasileira. Com 128 páginas, o livro foi lançado no Rio Grande do Norte em 2016 pela editora Tribo.

Sheiloca – LoveLove6

Autora da também incrível “Garota Siririca”, LoveLove6 usa seu quadrinho “Sheiloca” para especular sobre uma realidade habitada somente por mulheres. Ao longo da história acompanhamos a protagonista e suas manas compartilhando conhecimentos ancestrais, performando rituais curiosos e descobrindo que o futuro da comunidade se encontra em risco… até que surge uma mana que pode mudar esse destino. Lançado pela própria autora em Brasília, em 2019, o livro tem 202 páginas que acabam num piscar de olhos.

Uma e o Pompo – Erik Souza

Publicada pela editora Sê-lo em 2016, “Uma e o Pombo” foi a estreia de Erik Souza no universo das HQs. Com estilo marcante e peculiar, essa ficção científica se passa em um cenário onde procedimentos de higienização são repetidos cotidianamente, com a intenção de evitar contaminações por gases alucinógenos. Apesar disso, um dia a protagonista decide se expor ao risco e nos leva junto nessa aventura. 

Fun Home – Alison Bechdel

Fecho essa lista com um clássico: “Fun Home”, de Alison Bechdel. Nesse trabalho a autora abre as portas da funerária em que vivia (daí o trocadilho no nome do livro), e nos apresenta sua família de modo direto e honesto. Num esforço autobiográfico ela nos conta como seu pai, homossexual de tendência narcisista, criou a família de forma controladora e continuou exercendo influência mesmo após seu suposto suicídio. Tratando de assuntos difíceis com humor e suavidade, ao final de “Fun Home” temos a certeza de ter lido uma obra-prima.

Esses e muitos outros títulos de quadrinhos representativos já estão disponíveis para consulta/leitura na Biblioteca da Casa 1 e, em breve, estarão disponíveis também para empréstimos. Venha conhecer nosso espaço, localizado na Rua Condessa de São Joaquim, 277, Bela Vista – SP. Nosso horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 19h.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Projeto “Lentes Coloridas” pesquisa perfil de profissionais LGBTQIA...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

HQ Ciranda da Solidão é republicada e ganha edição especial

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

A nova adição na seção de obras autografadas, livros disponíveispar...

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Com o tema “Aquilombar é Cura”, a Parada Preta 2024 aco...

Especialistas discutem os principais desafios de empregabilidade LG...

Pesquisa apresenta as maiores dificuldades das instituições LGBTQIA...

CUT lança cartilha de formação sindical como foco em pessoas trans

No fim das contas, ser orgulhosamente LGBTQIAPN+ era só moda mesmo