BLOG

“Baby” ganha cartaz inédito e está em exibição nas salas de cinema do Brasil

Selecionado para mais de 50 festivais internacionais, filme participa da competição da Première Brasil no Festival do Rio e foi selecionado para a Mostra de S. Paulo

O longa fez sua primeira exibição no Brasil no Festival do Rio, onde participa da competição na Première Brasil, “Baby” está em cartaz nos cinemas brasileiros com distribuição da Vitrine Filmes.

O pôster divulgado é um trabalho de Felipe Padija, feito a partir do registro da fotógrafa Aline Arruda, com grafismos de Florent Texier. O filme também foi anunciado na seleção oficial da Mostra de S. Paulo, que será realizada de 16 a 30 de outubro. Com roteiro de Marcelo Caetano e Gabriel Domingues, “Baby” narra a intensa relação entre Wellington/”Baby” (João Pedro Mariano) e Ronaldo (Ricardo Teodoro), um jovem abandonado pela família biológica e um garoto de programa que o acolhe. Recentemente premiado como melhor Filme no Festival de Biarritz, na França. 

“Baby” fez sua estreia mundial na Semana da Crítica de Cannes 2024, onde Ricardo Teodoro venceu o prêmio de Melhor Ator Revelação, e em seguida foi destaque em Lima (Melhor Filme LGBTQIA+ e Gio de Melhor Atuação para Ricardo Teodoro) e em San Sebastiàn (Sebastiane Latino, concedido ao melhor filme queer latino do ano).  O filme foi selecionado para mais de 50 festivais nacionais e internacionais, sendo 30 deles já anunciados e teve exibições em 20 deles. Ainda em outubro, “Baby” participa dos prestigiados festivais de Chicago, Hamburgo e Morelia e do BFI London Film Festival. Também terá sua primeira exibição norte-americana no Newfest, festival LGBTQIA+ de Nova York, seguida das participações no OUTshine (Miami) e Way Out Fest (Albuquerque). Na França, o filme ainda terá passagens por três festivais: Et alors Perpignan, Effervescence Mâcon e o Festival de Direitos Humanos de Saint Paul Trois Châteaux.

O longa é uma produção da Cup Filmes, Desbun Filmes e Plateau Produções em coprodução com a Spcine, Telecine, Canal Brasil e Vitrine Filmes, que também assina a distribuição.Uma coprodução oficial Brasil-França-Holanda que contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o apoio do Aide Aux Cinémas Du Monde, Centre National Du Cinéma Et de L’Image Animée e do Institut Français. Foi produzido com o apoio do Hubert Bals Fund (HBF) do Festival de Roterdã e do Netherlands Film Fund (NFF). 

SINOPSE

Logo após ser liberado de um Centro de Detenção para jovens, Wellington (João Pedro Mariano) se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver. Aos poucos, a relação dos dois se transforma em uma paixão cheia de conflitos, entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade. 

MARCELO CAETANO | Diretor

Mineiro radicado em São Paulo, Marcelo Caetano dirigiu o longa-metragem “Corpo Elétrico”, melhor filme brasileiro pela APCA em 2017, e as séries “Hit Parade” e “Notícias Populares”, ambas veiculadas pelo Canal Brasil. Trabalhou em diversas produções como assistente de direção e produtor de elenco, das quais se destacam “Tatuagem”, “Bacurau”, “Aquarius” e “Boi Neon”. Em 2009, Marcelo fundou a produtora Desbun Filmes. 

VITRINE FILMES | Coprodutora e distribuidora 

Desde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e “Druk: Mais Uma Rodada”, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.

Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, está o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa e o Vitrine Lab, curso on-line sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021. A criação, em 2022, do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo e, finalmente, a Vitrine Produções, braço estratégico para o desenvolvimento, produção e coprodução de títulos próprios. Neste sentido, o primeiro lançamento da casa foi o documentário “Amigo Secreto” (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, e atualmente já conta com cinco projetos realizados e oito em desenvolvimento.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Visibilidade Lésbica: Casa 1 organiza semana com programação especial

Casa 1 lança jogo de cartas que honra e celebra a memória LGBTQIAPN...

Do registro à leitura: 4 autoras da Enciclopédia Sapatão com obras ...

Projeto Mural – Dicas de Leitura da Biblioteca Caio Fernando ...

 Diego Gregório lança Poemas de Partida e de Chegada (ou Os Cães Nã...

TODXS lança Projeto Ideação 2025 com apoio da NIVEA para impulsiona...

Funmilayo Afrobeat Orquestra realiza shows gratuitos com protagonis...

Livro reúne relatos de homens que escrevem aos pais sobre sua sexua...

4ª edição do Festival Vórtice reúne obras que abordam sexualidade e...

Museu da Diversidade Sexual inaugura nova exposição sobre envelheci...

ParadaSP 2025 destaca cuidados com o envelhecimento em programação ...

Mario Oshiro e Dominic Amaral lançam HQ sobre conexão e representat...