BLOG

Estudantes do IEB-USP lançam cursinho pré-pós para auxiliar o ingresso no mestrado da instituição

O projeto é voltado para pessoas negras, indígenas, lgbt+, com deficiência e em situação de refúgio. As inscrições vão até 10/7 

Fundado em 1962, o Instituto de Estudos Brasileiros da USP é um centro multidisciplinar de pesquisas e documentação sobre a história e as culturas do Brasil. Para além de outras atividades de preservação e pesquisa, o IEB possui um programa de pós-graduação que abre o processo seletivo uma vez por ano, somente para mestrado.

Se você se interessa por cultura brasileira e quer ingressar no mundo da pesquisa mas ainda não entendeu muito bem como participar da seleção para o IEB, a hora é agora! Estão abertas as inscrições para a primeira edição do cursinho pré-pós para o processo seletivo do IEB. Para participar, basta preencher o formulário em: bit.ly/cursinhoieb.

O projeto é uma iniciativa dos representantes discentes do programa de pós-graduação Culturas e Identidades Brasileiras, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Com o cursinho pré-pós, a ideia é ampliar o acesso à pós-graduação e torná-lo mais democrático.

O curso é destinado para  Pessoas com Deficiência, negras, indígenas, trans, apátridas, refugiadas e de baixa renda. O processo é totalmente gratuito e tem a finalidade de oferecer as condições necessárias para quem busca uma vaga de mestrado na instituição.

Em face da recente aprovação, pelo Instituto de Estudos Brasileiros, de uma política de cotas que reservará 50% das vagas para os grupos que são o público alvo das ações afirmativas, o projeto surge para assegurar que haja procura e preenchimento das vagas por discentes negros, indígenas, trans, apátridas, pessoas com deficiência,de baixa renda e em situação de refúgio.

O curso será ministrado por pós-graduandos do IEB e por parceiros de outros programas para que candidatos pertencentes a esses grupos possam concorrer às vagas do Programa de pós-graduação do IEB-USP em condições de equidade com os demais grupos sociorraciais que compõem a sociedade brasileira.

As aulas respeitarão uma grade que cobrirá conteúdos de escrita acadêmica voltada aos gêneros textuais utilizados ao longo do processo, construção de currículo Lattes, idiomas para proficiência e aulas sobre os textos da bibliografia do edital. Além disso, haverá o acompanhamento do processo de construção dos projetos dos alunos.

As inscrições vão até o dia 10/7, no link: bit.ly/cursinhoieb.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Casa 1 realiza VII Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não B...

Ball Vera Verão cria Vera Verso em sua sétima edição

Casos de violência contra lésbicas aumentaram 50% em oito anos, mos...

O que diz nova resolução do Governo de SP sobre pessoas LGBT+ no si...

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Conselho Nacional orienta as preparatórias para a 4ª Conferência Na...

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Mahmundi faz show de sua nova turnê Amor Fati na Casa Natura Musical

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ está confirmada: inscrições...

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

Os quadrinhos de Alison Bechdel