O Combinado Coletivo tem foco na Prevenção Combinada ao HIV/Aids e outras ISTs e é voltado, prioritariamente, para adolescentes e jovens LGBTQIA+ entre 15 e 24 anos moradores das periferias de São Paulo. As inscrições estão abertas até 9 de maio

A construção de redes de apoio coletivas é essencial para ampliar as respostas comunitárias relacionadas à Prevenção Combinada ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) junto às juventudes. O Combinado Coletivo surge como mais um ciclo educomunicativo de diálogos e formação em saúde, visando a ampliação do acesso e qualidade dos serviços prestados às populações-chave no contexto da epidemia de HIV/Aids e outras ISTs. O projeto é voltado, prioritariamente, ao diálogo entre adolescentes e jovens LGBTQIA+, entre 15 e 24 anos, meninos cis gays, HSH e meninas trans e travestis, residentes na Zona Leste, Sul e Centro de São Paulo, sobre as questões do HIV/AIDs e outras ISTs e suas fissuras. As inscrições estão abertas até 09 de maio, e quem tiver interesse pode se inscrever preenchendo o formulário: https://bit.ly/combinadocoletivo2021

Serão selecionadas/es/os 30 adolescentes e jovens para compor a turma que inicia suas atividades em 26 de maio de 2021. Destas/es, 20 selecionadas/es/os poderão contar com uma bolsa de ajuda de custo de R$ 200,00 reais mensais + vale alimentação + recarga de dados móveis, durante todo o ciclo formativo. A divulgação da seleção será em 13 de maio, nas redes sociais do Combinado Coletivo e da Viração Educomunicação e, após confirmação de participação, serão selecionadas/es/os 20 adolescentes e jovens para receber a ajuda de custo, seguindo os critérios de prioridade.

A seleção para a bolsa levará em consideração os critérios de raça/cor (prioritariamente pretas/es/os e pardas/es/os), gênero (priorizando meninos cis gays, HSH e meninas trans e travestis) e vulnerabilidade social (renda familiar de até 2 salários mínimos).

O ciclo formativo vai oferecer uma Formação Continuada em Prevenção Combinada entre Pares, com duração de 7 meses (oficinas temáticas + multiplicação entre pares + intervenção coletiva), na qual será subdividida em dois módulos: 

  • Módulo I – Prevenção Combinada
  • Módulo II – Linguagens: Núcleo Comunicação e Saúde e Núcleo Artes e Saúde

O Combinado Coletivo é executado pela Viração em parceria com a UNESCO e Departamento  de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (DCCI/SVS).

Devido à pandemia da Covid-19, os primeiros encontros estão programados para acontecer de forma on-line, garantindo a proteção de todes. Quando for seguro, encontros presenciais serão combinados com a turma.

Período da formação: encontros semanais de maio a novembro de 2021

Serviço: 

Inscrições abertas para o ciclo formativo do Combinado Coletivo: bit.ly/combinadocoletivo2021

Período de inscrição: 16/04/2021 a 09/05/2021 

Período de seleção: 10 a 12/05/2021

Divulgação da seleção: 13/05/2021

Confirmação de Participação: 13 a 17/05/2021

Seleção de Bolsas de Ajuda de Custo: 18 a 20/05/2021

Divulgação Bolsistas Selecionades: 20/05/2021

Início das atividades

  • Módulo I – Todas às quartas-feiras, à partir do dia 26/05/2021 das 14h às 17h 
  • Módulo II – Núcleo Comunicação: Todas às quartas-feiras, à partir do dia 28/07/2021, das 14h às 17h 
  • Módulo II – Núcleo Artes: Todas às quintas-feiras, à partir do dia 29/07/2021, das 14h às 17h 

Término das atividades: 30/11/2021
Acompanhe o projeto nas redes:

Facebook: fb.com/combinadocoletivo 

Instagram: instagram.com/combinadocoletivo 

Sobre a Viração

Somos uma organização da sociedade civil e atuamos com comunicação, educação e mobilização social entre adolescentes, jovens e educadores.

O nosso objetivo é mobilizar essa galera para a promoção e a defesa dos direitos de adolescentes e jovens, possibilitando a construção de uma sociedade justa, participativa e plural. Como a gente faz isso? Através da educomunicação e da educação entre pares!

A educomunicação é o nosso jeito de se comunicar educando e educar se comunicando, contribuindo para a construção de um verdadeiro diálogo e uma real participação. Conceitualmente, a educomunicação é o conjunto de ações que busca ampliar a capacidade de expressão em espaços educativos e desenvolver o espírito crítico dos usuários dos meios de comunicação. Tudo de forma bem democrática.

Para saber mais, acesse:

Site Institucional: http://www.viracao.org

Facebook: https://www.facebook.com/viracao.educomunicacao/

Instagram: https://www.instagram.com/viracaoeducom/Twitter: https://twitter.com/viracaoeducom

Compartilhe:

Por Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *