BLOG

Novo projeto da Viração vai dialogar sobre saúde sexual com adolescentes e jovens de São Paulo

O Combinado Coletivo tem foco na Prevenção Combinada ao HIV/Aids e outras ISTs e é voltado, prioritariamente, para adolescentes e jovens LGBTQIA+ entre 15 e 24 anos moradores das periferias de São Paulo. As inscrições estão abertas até 9 de maio

A construção de redes de apoio coletivas é essencial para ampliar as respostas comunitárias relacionadas à Prevenção Combinada ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) junto às juventudes. O Combinado Coletivo surge como mais um ciclo educomunicativo de diálogos e formação em saúde, visando a ampliação do acesso e qualidade dos serviços prestados às populações-chave no contexto da epidemia de HIV/Aids e outras ISTs. O projeto é voltado, prioritariamente, ao diálogo entre adolescentes e jovens LGBTQIA+, entre 15 e 24 anos, meninos cis gays, HSH e meninas trans e travestis, residentes na Zona Leste, Sul e Centro de São Paulo, sobre as questões do HIV/AIDs e outras ISTs e suas fissuras. As inscrições estão abertas até 09 de maio, e quem tiver interesse pode se inscrever preenchendo o formulário: https://bit.ly/combinadocoletivo2021

Serão selecionadas/es/os 30 adolescentes e jovens para compor a turma que inicia suas atividades em 26 de maio de 2021. Destas/es, 20 selecionadas/es/os poderão contar com uma bolsa de ajuda de custo de R$ 200,00 reais mensais + vale alimentação + recarga de dados móveis, durante todo o ciclo formativo. A divulgação da seleção será em 13 de maio, nas redes sociais do Combinado Coletivo e da Viração Educomunicação e, após confirmação de participação, serão selecionadas/es/os 20 adolescentes e jovens para receber a ajuda de custo, seguindo os critérios de prioridade.

A seleção para a bolsa levará em consideração os critérios de raça/cor (prioritariamente pretas/es/os e pardas/es/os), gênero (priorizando meninos cis gays, HSH e meninas trans e travestis) e vulnerabilidade social (renda familiar de até 2 salários mínimos).

O ciclo formativo vai oferecer uma Formação Continuada em Prevenção Combinada entre Pares, com duração de 7 meses (oficinas temáticas + multiplicação entre pares + intervenção coletiva), na qual será subdividida em dois módulos: 

  • Módulo I – Prevenção Combinada
  • Módulo II – Linguagens: Núcleo Comunicação e Saúde e Núcleo Artes e Saúde

O Combinado Coletivo é executado pela Viração em parceria com a UNESCO e Departamento  de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde (DCCI/SVS).

Devido à pandemia da Covid-19, os primeiros encontros estão programados para acontecer de forma on-line, garantindo a proteção de todes. Quando for seguro, encontros presenciais serão combinados com a turma.

Período da formação: encontros semanais de maio a novembro de 2021

Serviço: 

Inscrições abertas para o ciclo formativo do Combinado Coletivo: bit.ly/combinadocoletivo2021

Período de inscrição: 16/04/2021 a 09/05/2021 

Período de seleção: 10 a 12/05/2021

Divulgação da seleção: 13/05/2021

Confirmação de Participação: 13 a 17/05/2021

Seleção de Bolsas de Ajuda de Custo: 18 a 20/05/2021

Divulgação Bolsistas Selecionades: 20/05/2021

Início das atividades

  • Módulo I – Todas às quartas-feiras, à partir do dia 26/05/2021 das 14h às 17h 
  • Módulo II – Núcleo Comunicação: Todas às quartas-feiras, à partir do dia 28/07/2021, das 14h às 17h 
  • Módulo II – Núcleo Artes: Todas às quintas-feiras, à partir do dia 29/07/2021, das 14h às 17h 

Término das atividades: 30/11/2021
Acompanhe o projeto nas redes:

Facebook: fb.com/combinadocoletivo 

Instagram: instagram.com/combinadocoletivo 

Sobre a Viração

Somos uma organização da sociedade civil e atuamos com comunicação, educação e mobilização social entre adolescentes, jovens e educadores.

O nosso objetivo é mobilizar essa galera para a promoção e a defesa dos direitos de adolescentes e jovens, possibilitando a construção de uma sociedade justa, participativa e plural. Como a gente faz isso? Através da educomunicação e da educação entre pares!

A educomunicação é o nosso jeito de se comunicar educando e educar se comunicando, contribuindo para a construção de um verdadeiro diálogo e uma real participação. Conceitualmente, a educomunicação é o conjunto de ações que busca ampliar a capacidade de expressão em espaços educativos e desenvolver o espírito crítico dos usuários dos meios de comunicação. Tudo de forma bem democrática.

Para saber mais, acesse:

Site Institucional: http://www.viracao.org

Facebook: https://www.facebook.com/viracao.educomunicacao/

Instagram: https://www.instagram.com/viracaoeducom/Twitter: https://twitter.com/viracaoeducom

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Por que nova portaria do Ministério da Saúde é boa para pessoas trans

Encontro de Lutas: confluências entre o Dia Internacional de combat...

VoteLGBT participa do WebSummit Rio

23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ transforma o Memorial da Am...

Espetáculo LGBT+ estreia gratuitamente em bibliotecas de SP

Sem apoio institucional, professores de SP combatem LGBTfobia com c...

Movimento Indígena LGBTQIAPN+ lança manifesto durante Acampamento T...

Marina Lima celebra sua carreira em show único na Casa Natura Music...

Premiado filme espanhol, “20.000 espécies de abelha” se...

10 formas de saber mais sobre Libras e a comunidade surda

“Amor e outras Revoluções”, peça inspirada em obra de b...

28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece dia 2 de jun...