BLOG

OCUPA GUATTARI de 22 a 26 de novembro realiza encontros-potência no SESC CPF, Ocupação 9 de Julho e Casa do Povo

Quis o destino que a Ocupação Guattari aconteça justo na esteira da eleição de Lula. Que bela coincidência! Como a mãe de santo no jogo de búzios, poderíamos ler nessa confluência um indício auspicioso. Afinal, depois de tirar o bode da sala (aquele, sedento da morte), já podemos retornar ao que importa: a vida. Guattari jamais deixou de alertar para o “fascismo-em-nós”, ou para aquele fascismo que nos espreita a cada esquina, mas tampouco foi o profeta da Revolução Final. Pois para ele, o tempo é um jogo aberto, feito de caos e complexidade, desejo e maquinações, desvios e linhas de fuga.

Ao longo de sua trajetória intelectual Guattari elaborou toda uma rede de conceitos, indissociável da sua prática militante em lutas sociais minoritárias e dissidentes, seja no âmbito ecológico, artístico, clínico, filosófico e pedagógico. Sua ressonância com práticas contemporâneas de coletivos e movimentos diversos é mais do que significativa. É com o objetivo de celebrar essa presença e marcar os trinta anos da sua morte, que escolhemos realizar a Ocupação Guattari como um espaço de encontro entre insurgências e agenciamentos micropolíticos em curso no Brasil e na América Latina.

Para isso, convocamos, coletivos, movimentos, pesquisadores, artistas, grupos organizados ou não, ativistas independentes e demais interessados para participar desse evento-homenagem e compor os nossos espaços de assembleia. A proposta é cartografar nossos problemas contemporâneos, mas também compartilhar lutas e estratégias, buscar caminhos para a formação de alianças e a invenção de novos territórios existenciais. Vamos juntes?

Veja a programação completa aqui e siga o projeto no Instagram

APOIE O PROJETO

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Casa 1 realiza VII Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não B...

Ball Vera Verão cria Vera Verso em sua sétima edição

Casos de violência contra lésbicas aumentaram 50% em oito anos, mos...

O que diz nova resolução do Governo de SP sobre pessoas LGBT+ no si...

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Conselho Nacional orienta as preparatórias para a 4ª Conferência Na...

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Mahmundi faz show de sua nova turnê Amor Fati na Casa Natura Musical

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+ está confirmada: inscrições...

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival deCannes em 2023, ...

Os quadrinhos de Alison Bechdel