BLOG

Parlamentares se unem para vetar proposta de anulação do casamento homoafetivo no Brasil

Há 12 anos, em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal alterou os direitos de núcleos familiares homoafetivos no Código Civil brasileiro. Na decisão os ministros defenderam que as uniões de pessoas do mesmo gênero possuem os mesmos direitos das uniões heterossexuais.

Antes da resolução, casais homoafetivos que procuravam oficializar suas relações, precisavam buscar a Justiça e poderiam  ou não ter decisões favoráveis. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  editou a Resolução 175/2013, determinando que todos os cartórios em território nacional realizassem casamentos homoafetivos.

Parlamentar bolsonarista protocola PL para barrar união homoafetiva

Durante o seu voto em 2011, a ministra Cármen Lúcia disse que apesar da decisão favorável da corte, “[…] as minorias são violentadas, discriminações persistem”. Em setembro de 2023, um deputado federal do PL de Pernambuco protocolou um projeto de lei para vetar a decisão do STF. 

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados votou para adiar a votação do projeto de lei proposto durante sessão, na terça-feira (5/9). Governistas que integram a comissão pediram vista e o debate deve ser retomado no dia 13 de setembro. 

Mesmo com a decisão favorável do STF em 2011, parlamentares entendem que podem aprovar leis contrárias, pois o casamento entre pessoas do mesmo gênero não entrou oficialmente na legislação brasileira. 

Veja o pronunciamento de deputados LGBTQIAPN+ nas redes sociais contra a proposta

Foto de capa: José Cruz/Agência Brasil

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Projeto “Lentes Coloridas” pesquisa perfil de profissionais LGBTQIA...

Casa 1 e Coletivo AMEM realizam Feira de Empregabilidade LGBTQIAPN+...

HQ Ciranda da Solidão é republicada e ganha edição especial

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Com o tema “Aquilombar é Cura”, a Parada Preta 2024 aco...

Especialistas discutem os principais desafios de empregabilidade LG...

Pesquisa apresenta as maiores dificuldades das instituições LGBTQIA...

CUT lança cartilha de formação sindical como foco em pessoas trans

No fim das contas, ser orgulhosamente LGBTQIAPN+ era só moda mesmo

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...