BLOG

A Biblioteca Caio F. Abreu, as pessoas do Bixiga e o Balaio Literário

Por Vinicius Lelli, voluntário da Biblioteca Comunitária Caio Fernando Abreu. 

Em atividade desde 2017, a Biblioteca Caio Fernando Abreu, assim como todos os espaços da Casa 1, sempre funcionou sob uma política de portas abertas. Atendemos todas as pessoas, sem distinção, e as regras para cadastro de usuários e de empréstimos é desburocratizada, sem a necessidade de apresentação de extensa lista de documentos (comum em algumas bibliotecas públicas).

Além do acervo, a Caio também é um espaço de ações socioculturais. Já rolou nesse cantinho oficinas de tricô, crochê e bordado, clubes de leitura feminista, lançamentos de livros e atividades de leitura e artes para as crianças do bairro. Com a pandemia do COVID-19, e pela primeira vez desde a abertura, tivemos que baixar as nossas portas. Foi e segue sendo um período difícil. Atualmente, o atendimento está sendo feito da porta para fora e, nesse contexto, seguimos com o trabalho interno de cadastrar e etiquetar nossos mais de três mil títulos. 

Nesse cenário cresceu em destaque um elemento até então coadjuvante do espaço. Nosso cesto de distribuição gratuita de títulos para a comunidade ganhou nome e lugar central na nossa porta de entrada: o Balaio Literário! Tem sido por meio do Balaio que nossas relações mantiveram-se estreitas e sólidas com os frequentadores da Caio! No Balaio são doados livros, histórias em quadrinhos, DVDs, CDs, revistas e, quando chegam aqui pra gente, até LPs e catálogos de Arte. Sucesso garantido na comunidade! 

O Balaio distribui diariamente obras que permeiam diversos gêneros (poesia, conto, romance, ficção científica, biografias, infanto-juvenis e muito mais) para que os nossos visitantes não saiam de mãos vazias. Em 2021, período em que estivemos fechados por alguns meses, foram distribuídos 5.961títulos. Este ano, somente neste primeiro trimestre, foram 2.579 títulos! 

De acordo com o dicionário, o termo balaio significa: cesto grande feito de palha, taquara, bambu, cipó. Porém, o nosso querido balaio é de ferro e ornado com fitinhas coloridas de todas as cores, dando mais vida a esse cesto repleto de histórias, aventuras e conhecimento.

É para isso que nasce o Balaio Literário, para que possamos continuar fomentado e democratizando o acesso à cultura através das narrativas, filmes, artes plásticas, música e muito mais. 

Aguardamos a sua visita. E se chegar de mãos vazias, é certeza que vai sair com um amigo nos braços e um sorriso estampado! : )

A Biblioteca Caio Fernando Abreu está localizada na Rua Condessa de São Joaquim, 277. Bela Vista – SP. Horários de atendimento: de segunda à sábado, das 10h às 19h (exceto às quintas, até às 16h).

Ilustração de capa: Gustavo Inafuku

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Casa 1 realiza VII Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não B...

O que rolou de graça na Casa 1 em fevereiro

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

O que rolou de graça na Casa 1 em janeiro

Os quadrinhos de Alison Bechdel

Casa 1 celebra 7 anos de existência e impacto social no Bixiga 

Com curadoria de Mel, Casa 1 realiza VII Semana de Visibilidade Tra...

Aprovada no PROMAC, Casa 1 busca captar recursos para manutenção an...

 8 livros brasileiros LGBTQIAPN + de 2023 para ler em 2024 

O que rolou de graça na Casa 1 em dezembro

Casa 1 realiza formatura de últimas turmas profissionalizantes de 2023